Congresso do Sintero debate sobre as novas políticas públicas implantadas na Educação

Apesar de pouco tempo no governo, o atual presidente Jair Bolsonaro tem desenvolvido um conjunto de ações que caminham em contramão das políticas educacionais construídas com esforço e resistência ao longo de anos

Assessoria
Publicada em 18 de novembro de 2019 às 10:22
Congresso do Sintero debate sobre as novas políticas públicas implantadas na Educação

O Sintero iniciou nesta sexta-feira (15/11), o segundo dia de Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação. Como parte da programação, foi realizada uma roda de conversa com especialistas nacionais e estaduais com o tema: “As novas políticas implantadas na educação pública: a quem interessa? ”.

Apesar de pouco tempo no governo, o atual presidente Jair Bolsonaro tem desenvolvido um conjunto de ações que caminham em contramão das políticas educacionais construídas com esforço e resistência ao longo de anos. Entre as ações podemos destacar:  a queda no número de bolsas de pesquisa, o esvaziamento de ações para a educação básica, o abandono de investimentos federais para bolsas de alfabetização e apoio à educação integral, o corte de 30% das Universidades e Institutos Federais, entre outras coisas. 

Diante de tantos ataques, o Sintero organizou uma Mesa Redonda com mediação do advogado da entidade, Adércio Dias, e participação dos convidados, Alessandra da Costa Lunas, presidente da FETAGRO, Carlos Abicalil, assessor parlamentar de Mato Grosso, Walterlina Brasil, professora da Universidade Federal de Rondônia, Guelda Andrade, secretária de Políticas Educacionais no SINTEP/MT e Gilmar Soares, secretário de Assuntos Educacionais da CNTE. Para mediar 

Para Walterlina Brasil, as novas políticas interessam a um Estado regulador, que tem como objetivo a mercantilização e privatização das instituições públicas, através dos cortes nos repasses de verbas e dos esvaziamentos dos programas educacionais.

Em seu discurso, Alessandra Lunas falou sobre a educação das crianças que residem no campo e os recorrentes casos de fechamento das escolas nessas áreas. “Estamos vivendo com constantes casos de desumanização nas escolas por meio do projeto de mediação tecnológica e com o fechamento de escolas. Precisamos unificar a nossa luta em defesa da nossa Educação Pública”, disse.

O palestrante Carlos Abicalil, argumentou que tais ações do governo tem o objetivo de aumentar a desigualdade social através da falta de instrução da grande massa. “O grande interesse é dominar a sociedade por meio da ignorância”, falou.

O convidado Gilmar Soares disse que a principal finalidade dos ataques ao sistema educacional é atender aos anseios do capitalismo rentista.

Após as discussões foram feitos sorteio de brindes para os congressistas presentes.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook