Consumo de copos descartáveis no TJRO diminui com iniciativas socioambientais

Consciência sobre o impacto de plásticos no meio ambiente colabora para as decisões de consumo

Assessoria de comunicação Institucional
Publicada em 21 de julho de 2021 às 16:46
Consumo de copos descartáveis no TJRO diminui com iniciativas socioambientais

As mudanças nos padrões do uso de materiais, aliadas à responsabilidade de cada colaborador(a) do Tribunal de Justiça de Rondônia, no êxito da redução do consumo de copos descartáveis, é uma das fundamentações do Plano de Logística Sustentável da instituição para a gestão ecologicamente correta de materiais. De 2017 a 2020, o TJRO alcançou a diminuição de 31.025 centos de copinhos, sendo o uso de canecas e garrafinhas permanentes um hábito cada vez mais difundido nos ambientes de trabalho do Judiciário rondoniense. 

Um café no intervalo do trabalho, um suco no lanche, um sorvete para aliviar o calor intenso da Região ou um saudável copo d’água enquanto se espera um atendimento. Dependendo do material do recipiente utilizado, em poucos minutos, uma única pessoa, com seus hábitos diários, pode agredir consideravelmente o planeta no decorrer da vida. Os impactos e prejuízos ambientais causados pela produção, uso e descarte incorreto dos copos descartáveis, nem sempre são conhecidos pelos seus consumidores.

No Tribunal de Justiça de Rondônia, a sustentabilidade saiu, há muitos anos, dos meros conceitos escolares e estatísticas alarmantes constantemente divulgadas pelos especialistas para a realidade social e o dia a dia laboral dos seus(as) integrantes. 

A promoção de adequações de planos, programas, projetos e processos de trabalho nas unidades administrativas do TJRO têm ações em pleno desenvolvimento pelo Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental – Nages e pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável da instituição. 

“Temos uma Política de Sustentabilidade que reafirma o nosso compromisso institucional de atuação socialmente justa, ambientalmente responsável e economicamente viável, portanto não podemos retroceder. Ainda que o consumo de descartáveis observado no período da pandemia de covid-19 tenha diminuído no âmbito interno do PJRO e tenha havido aumento dos serviços de entrega ou da coleta e reciclagem, não se pode diminuir a atenção quando se refere a proteção do meio ambiente”, afirmou Guilherme Ribeiro Baldan, juiz auxiliar da presidência.

Canecas e garrafas reutilizáveis no TJRO

A redução do consumo de copos descartáveis pelo Tribunal de Justiça de Rondônia está diretamente relacionada com a adoção de iniciativas socioambientais nos ambientes de trabalho. Canecas e garrafas térmicas doadas pela instituição ou aquisições próprias de servidores e servidoras, já fazem parte do cotidiano.  

A conscientização é uma das ações desenvolvidas por meio de campanhas, eventos e divulgações institucionais. “Mudanças de comportamentos requerem consciência e boa vontade, pois renunciar ao conforto e a comodidade às vezes representa um desafio. É necessário que as pessoas entrem em contato com a realidade, mesmo que não esteja próxima do seu dia a dia como, por exemplo, acessar informações sobre o aumento da produção de lixo em detrimento da capacidade de coleta seletiva ou reciclagem”, alertou Maiara Ribeiro, coordenadora do Nages

Consumo de copos descartáveis no TJRO

No Relatório de Desempenho Socioambiental 2020 a gestão do uso sustentável de materiais de consumo como copos descartáveis teve como principal ação a conscientização para reduzir o consumo de copos de 200 ml e de 50 ml.

Consumo de copos descartáveis anual - (Cento)

Ano

                 Valor (cento)

2017

38.004

2018

13.371

2019

10.141

2020

6.979

De acordo com o relatório, a pandemia de covid-19 “certamente foi um fator determinante para essa redução, o fato de vários servidores estarem em teletrabalho, o expediente reduzido para atendimento, e a utilização dos canais virtuais intensificada, influenciaram diretamente a diminuição do consumo de copos descartáveis”.

O documento destaca que “outro ponto importante é que os servidores e servidoras estão cada vez mais conscientes do impacto dos plásticos no meio ambiente”.

PLS da Instituição apresenta critérios para uso de copos descartáveis

A utilização de copos descartáveis somente pelos jurisdicionados e público externo, além da autorresponsabilidade de cada colaborador(a) pela redução do consumo é uma das recomendações presentes no Plano de Logística Sustentável do TJRO, “para que os esforços e recursos estejam inclinados para a missão institucional e área finalística deste Poder”.

O plano de ação para a gestão sustentável dos copos descartáveis no Tribunal de Justiça de Rondônia tem como objetivo racionalizar o uso desse material no Judiciário e como meta reduzir o consumo anual em 20%, até dezembro de 2023. 

Entre as ações previstas no PLS estão zerar a disponibilização de copos descartáveis em áreas comuns, exceto nas áreas de atendimento ao público; realizar estudo de viabilidade que possa elementar a substituição (parcial ou integral) dos copos descartáveis por outras soluções no Poder Judiciário; campanhas conscientizadoras sobre os impactos e prejuízos ambientais causados pela produção, uso e descarte dos copos descartáveis; fim da disponibilização de copos descartáveis no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Rondônia; e destacar a  relevância de atitudes dos colaboradores e colaboradoras que desoneram o PJRO, como trazer uma garrafinha ou uma caneca de casa.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Motivação e amor pelo Brasil

Motivação e amor pelo Brasil

O PSDB tem que fazer uma campanha forte e unida para ser a opção a furar a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tem que forçar a barra para ter alguém em condição de dois dígitos que poderá se eleger ou não. Isso é da democracia e amor pelo Brasil.