Covid-19: Ji-Paraná será reavaliada pelo Governo do Estado

O senador Acir Gurgacz afirmou que é totalmente injusto, com o comércio da cidade, o retorno para fase 1 do Plano de Ação Estadual, uma vez que o município de Ji-Paraná apresenta uma taxa de 86 % de curados e uma incidência para 100 mil habitantes bastante baixa, quando comparadas aos demais municípios do Estado

Assessoria
Publicada em 17 de agosto de 2020 às 15:58
Covid-19: Ji-Paraná será reavaliada pelo Governo do Estado

O Prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT),  e o Senador da República Acir Gurgacz (PDT) estiveram reunidos hoje (17), em Porto Velho, com o secretário Chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, quando ficou definida uma reavaliação da cidade, nas próximas horas,  pelo comitê de ações integradas do Governo do Estado para o enfrentamento do Covid-19.

Marcito apresentou os números da Secretaria Municipal de Saúde, mostrando que a situação de Ji-Paraná é agravada pela incidência dos demais municípios próximos a cidade, já que a macrorregião 2 do Plano de Ação do Estado, onde Ji-Paraná está inserido, possui 34 municípios e apenas 47 leitos de UTIs para toda essa região. Desses 47 leitos, apenas seis leitos estão em Ji-Paraná. Se levar em consideração a população das cidades vizinhas, são Seis leitos disponíveis para cerca de 600 mil pessoas.

Conforme o Prefeito, a cidade mantém um número estável de casos ativos de Covid-19, onde na maioria são sintomas leves com o tratamento acontecendo no domicílio desses pacientes, tanto que o Hospital Municipal Claudionor Roriz está com 18 leitos clínicos vazios.

O prefeito fez um comparativo com os números dos dez maiores municípios de Rondônia,  mostrando que a taxa de contaminação na cidade é bastante inferior a cidades como Porto Velho, Vilhena e Ariquemes, Jaru, Cacoale  Guajará-mirim, Rolim de Moura.

“Se levarmos em consideração o quantitativo de análise por 100 mil habitantes, Ji-Paraná possui índices mais brandos que as principais cidades do Estado. Entretanto, estamos sendo prejudicados pelo fato de nosso município estar localizado no polo de mais de 18 cidades”, disse.

Outro ponto colocado ao Governo do Estado é que sejam  priorizados os investimentos para colocar em operação 10 leitos de UTIs públicas que foram construídos no Hospital Municipal. A prefeitura está licitando a compra de equipamentos para instalação das UTIs, porém é necessário o aporte financeiro do Estado para contratação de profissionais médicos e para o funcionamento das UTIs, já que estas Unidades Intensivas ficarão à disposição de vários municípios, não apenas para Ji-Paraná.

O senador Acir Gurgacz afirmou que é totalmente injusto, com o comércio da cidade, o retorno para fase 1 do Plano de Ação Estadual, uma vez que o município de Ji-Paraná apresenta uma taxa de 86 % de curados e uma incidência para 100 mil habitantes bastante baixa, quando comparadas aos demais municípios do Estado.

Após a reunião e com a entrega dos números relativos a Ji-Paraná, ficou definida uma reavaliação do município junto ao comitê de ações integradas do Governo do Estado para uma reclassificação da cidade.

 

Comentários

  • 1
    image
    Antonio Carlos Cruz Veiga 17/08/2020

    O que eu acho inadmissível é o município pagar pela incompetência de seus administradores e políticos eleitos para representar o município.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook