Cras JM realiza palestra sobre o Janeiro Branco na abertura do Troca de Saberes

Tema abordado faz parte do calendário colorido desenvolvido pela Semasf

Decom Ji-Paraná/Fotos: Maria Elis
Publicada em 16 de janeiro de 2023 às 15:55
Cras JM realiza palestra sobre o Janeiro Branco na abertura do Troca de Saberes

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim dos Migrantes realizou palestra em alusão à Campanha Janeiro Branco, mês da Conscientização, Divulgação, Prevenção, Tratamento e Promoção do Bem-Estar Mental e Emocional em Ji-Paraná. A ação ocorreu, nesta segunda-feira (16), na abertura das inscrições para o Projeto Troca de Saberes na unidade.

Cerca de 40 mulheres, já participantes do projeto e moradoras dos bairros Bosque dos Ipês, Novo Ji-Paraná e Jardim dos Migrantes, compareceram à ação que abordou questões como ser mulher nos dias atuais e superar dificuldades. A iniciativa faz parte do calendário colorido, desenvolvido pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).

Segundo a coordenadora do Cras Jardim dos Migrantes, Lidiane Tanazildo, a equipe organizou uma roda de conversa para abordar as ações de conscientização da saúde mental na abertura de novas vagas para o projeto. Ela reforçou que o objetivo do Troca de Saberes é realmente compartilhar experiências e incentivar mulheres a superar traumas e tornar produtivas. 

São 15 novas vagas para homens e mulheres que queiram participar das atividades de artesanato no Cras JM. O Projeto Troca de Saberes deu origem à Feira Empreende Mulher, no qual é desenvolvido o Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculo (SCFV). O SCFV é desenvolvido em vários programas e projetos em todas as unidades dos Cras.

Para a orientadora social, Welika Leite, toda mulher que sofre um abuso, seja mental, físico, financeiro e social, precisa falar, superar e ajudar outras pessoas que passam pela mesma situação. Ela analisou que somente desta forma as mulheres podem fortalecer suas capacidades e realizar os próprios sonhos. 

Janeiro Branco será promovido na Semasf, e em toda a extensão da secretaria, com a programação de rodas de conversas, momentos de devocional e reflexão com servidores e assistidos. Com o tema “Saúde mental não pode passar em branco”, o Cras JM realiza uma ação com os funcionários da unidade, no próximo dia 27 de janeiro.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook