Crianças aprendem segurança no trânsito em Porto Velho
Crianças aprenderam sobre travessia segura na faixa de pedestres, significado das cores do semáforo, uso do capacete, entre outros assuntos
Atividade alcançou 155 alunos, com idades entre 4 e 10 anos, do pré I ao 5º ano
Como parte da campanha “Respeite o Meu Espaço”, com o tema “Desperte a criança que há em nós”, o governo de Rondônia realizou na terça-feira (14) uma palestra educativa em uma instituição de ensino privado, em Porto Velho, que teve como foco despertar nas crianças atitudes seguras e responsáveis no trânsito. A ação é promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPTran).
A atividade alcançou 155 alunos, com idades entre 4 e 10 anos, do pré I ao 5º ano, nos turnos da manhã e da tarde. Por meio de músicas, encenações e recursos visuais, as crianças aprenderam sobre travessia segura na faixa de pedestres, significado das cores do semáforo, uso do capacete e demais equipamentos de proteção, e o papel dos agentes de trânsito.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, elogiou o trabalho da equipe e reforçou o compromisso do Estado com a formação cidadã. “Educar para o trânsito é salvar vidas. O Detran tem levado conhecimento às escolas e mostrar, de forma leve e acessível, que cada um de nós tem um papel importante na construção de um trânsito mais seguro”, destacou o governador.
Um dos momentos mais aguardados foi a apresentação do palhaço Amarelão e da interlocutora Rosinha, personagens que encantaram os pequenos com humor e música. Com linguagem leve e divertida, eles ensinaram como atravessar a rua com segurança e respeitar as regras do trânsito.
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO DESDE CEDO
O diretor-geral do Detran Rondônia, Sandro Rocha, destacou a importância de trabalhar a educação no trânsito desde cedo. “As crianças são multiplicadoras do conhecimento. Quando entendem o valor de atitudes seguras, levam essa mensagem para casa e ajudam a formar uma nova geração mais consciente e responsável no trânsito”, afirmou.
O diretor da Escola Pública de Trânsito, Hassan Mohamad, ressaltou que o formato lúdico é essencial para o aprendizado infantil. “A linguagem usada nas atividades é pensada para o universo da criança. O teatro, as músicas e as brincadeiras são ferramentas poderosas para fixar o conteúdo e despertar o senso de cuidado com a própria vida e com a do outro”, explicou.
Durante o encerramento, os alunos participaram de um juramento simbólico, prometendo olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e praticar boas atitudes no trânsito.
Com ações como essa, o Detran Rondônia segue ampliando o alcance da educação no trânsito em todo o Estado, promovendo a conscientização desde a infância e fortalecendo a cultura de respeito e segurança nas vias.
RO conclui monitoramento do Ensino Médio no estado
Com o encerramento dessa etapa, os dados coletados serão sistematizados e analisados para subsidiar novas formações, políticas e estratégias de acompanhamento pedagógico
STF invalida leis que proibiam ensino de gênero
Normas de Tubarão (SC) e dos municípios pernambucanos de Petrolina e Garanhuns violaram competência da União para editar leis gerais sobre educação
TST mantém bloqueio do passaporte e saída do Brasil
Execução trabalhista envolve crédito superior a R$ 2,2 milhões e indícios de fraude




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook