Datas históricas de Rondônia

1983 – A Assembleia Estadual Constituinte aprova o Regimento Interno regulador da elaboração da primeira Constituição do Estado de Rondônia

Lúcio Albuquerque
Publicada em 25 de março de 2020 às 08:42
Datas históricas de Rondônia

BOM DIA 25 de março, e que tenhamos fé para vencermos ameaças! RONDÔNIA: 1977 – Funciona a primeira agência bancária em Cacoal – Bradesco. 1983 – A Assembleia Estadual Constituinte aprova o Regimento Interno regulador da elaboração da primeira Constituição do Estado de Rondônia. COMEMORA-SE: O Dia da Constituição, data em 1824 D. Pedro I outorgou a primeira Carta Constitucional do Brasil, responsável por organizar o funcionamento das instituições políticas e jurídicas do país. Dia Nacional do Oficial de Justiça. Católicos comemoram Encarnação do Filho de Deus, Jesus Cristo e São Dimas, “o Bom Ladrão”. FATOS: 1409 — Convocação do Concílio de Pisa, que unificou a Igreja. 1807 — O Ato contra o Comércio de Escravos torna-se lei, abolindo o comércio de escravos no Império britânico. 1854 — Começam a funcionar os primeiros lampiões a gás no Rio de Janeiro. 1857 — O fonógrafo é patenteado. 1865 — Inaugurada em São Paulo, Brasil, a Rua 25 de Março, considerada como o maior centro comercial da América Latina. 1970 — O presidente Médici amplia o mar territorial brasileiro de 12 para 200 milhas marítimas, gerando o que foi chamado de “A Guerra das |Lagostas” com a França. 1992 — O cosmonauta Sergei Krikalev retorna à Terra após uma permanência de dez meses a bordo da estação espacial Mir.

 FOTO DO DIA: Fonógrafo, uma invenção do norte-americano Thomas Edison, foi o ponto culminante de uma série de inventos que primeiro tentaram realizar a tarefa de gravar de forma mecânica em algum meio as vibrações sonoras. Oito invenções dele que mudaram o mundo: Bateria de carro elétrico, Câmera de cinema, Caneta elétrica, Distribuição de energia elétrica, Embalagem a vácuo, Fonógrafo, Lâmpada incandescente e Mimeógrafo. P.S. Algumas vezes, na faixa dos 16 a 25 anos, fui a festas no interior do amazonas onde se dançava ao som do fonógrafo que, para funcionar, tinha de ser dado corda por uma manivela.

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook