Decreto suspende concessão de hidrovias na Amazônia
Revogação da medida está no Diário Oficial desta terça-feira
A edição de hoje (24) do Diário Oficial de União (DOU) traz pulicado o Decreto n° 12.856, que suspende, entre outros pontos, o início dos estudos para a concessão à iniciativa privada da hidrovia do Rio Tapajós e de mais dois rios amazônicos – o Madeira e o Tocantins.

A decisão de suspender os efeitos do Decreto n° 12.600, anunciada ontem (23) pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, e pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, atende a reivindicações de povos indígenas contrários ao projeto, principalmente das comunidades que vivem na região do Baixo Tapajós, próximo a Santarém, no oeste do Pará.
"Esse é um governo que tem compromisso com a escuta do povo, com a escuta dos trabalhadores, com a escuta dos povos indígenas. Esse é um governo, inclusive, que leva a escuta ao ponto de recuar de uma decisão própria, por entender, compreender a posição desses povos. Esse não é o governo que passa por cima da floresta, que passa por cima dos povos originários", destacou o ministro, em declaração a jornalistas nessa segunda-feira.
Protestos
Em manifestações contra o decreto, os indígenas chegaram a ocupar o escritório da multinacional do agronegócio Cargill no Porto de Santarém, às margens do Tapajós. Em Brasília e em São Paulo, permaneceram dias acampados.
MPF pede restabelecimento dos limites da Floresta Nacional Bom Futuro em RO
Medida é uma resposta às recentes invasões ocorridas na área remanescente
Prefeitura atualiza regras para receitas de medicamentos controlados
Mudança segue norma da Anvisa e garante mais agilidade para profissionais e pacientes
O que é peritônio? Quando suspeitar de peritonite
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda em www.portaldoutorajuda.com.br




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook