Detran Rondônia promove Encontro Pedagógico para servidores do polo

Detran Rondônia está realizando Encontro de Planejamento Pedagógicona na cidade de Cacoal para estruturar e planejar as atividades pedagógicas de 2021

Eleni Caetano Fotos: Eleni Caetano Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 14 de outubro de 2021 às 14:46
Detran Rondônia promove Encontro Pedagógico para servidores do polo

Encontro de Planejamento de Práticas Pedagógicas reuniu servidores do polo de Cacoal

O Governo de Rondônia por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está realizando na cidade de Cacoal o Encontro de Planejamento de Práticas Pedagógicas para estruturar e planejar as atividades pedagógicas da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) e a Coordenadoria de Educação de Trânsito para 2022. O evento acontece no prédio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) Aida Fibiger de Oliveira e teve início ontem (13) e vai até sexta-feira (16), onde 25 servidores que atuam nas ações de Educação de Trânsito, participam do curso de qualificação.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, fez questão de participar da abertura do evento e dar as boas vindas aos servidores. Ele ressaltou a importância do Encontro Pedagógico que tem por objetivo discutir as práticas e as estratégias de Educação de Trânsito para o próximo exercício e afirmou ser importante o momento em que os servidores vão compartilhar conhecimentos e trazer novas ideias para que trabalhem com inovação.

“Sabemos que a Educação de Trânsito é uma vertente importante dentro do Detran para quebrar os paradigmas e é um dos pilares da nossa atuação”, afirmou Paulo Higo.

Houve dinâmicas para interação dos servidores

O diretor-geral do Detran, agradeceu ao governador Marcos Rocha pelo apoio que tem dado às ações educativas da autarquia, pois entende e acredita que a educação é uma ferramenta transformadora para a sociedade. “Quando se fala em Educação e Trânsito é importante destacar que é um trabalho para proteger e salvar vidas no trânsito”.

A diretora técnica de Educação (Dtet), Claudia Roberta Stochi, também destacou a importância da realização de encontros periódicos com toda a equipe da Educação de Trânsito, para alinhar as ações no Estado de Rondônia, seguindo um padrão de qualidade, visando alcançar da melhor forma possível às metas estabelecidas.

Claudia Roberta comentou que o encontro está direcionado à construção de uma prática educativa que permite alcançar os objetivos propostos para a Educação de Trânsito com a finalidade de executar as ações realizadas nas localidades e assim construir um padrão na execução das atividades educativas, buscando não só fortalecer o trabalho já realizado pelas unidades, como também ampliar a capacidade de execução por parte das equipes que desenvolvem Educação de Trânsito em Rondônia.

De acordo com a diretora da Dtet, a educação para o trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no capítulo VI no qual condiz que, “A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito”. Segundo Cláudia Roberta, para que haja o cumprimento dos preceitos legais, são necessários momentos de troca de experiências e ideias para realizar os ajustes necessários para continuar evoluindo.

Servidores planejando ações de trânsito para 2022

O evento tem como público alvo os servidores que trabalham com educação para o trânsito, cuja finalidade é dar subsídios metodológicos aos profissionais com objetivo de disseminar conhecimentos na realização das atividades, no qual resulte em mudança de comportamento e, consequentemente, num trânsito mais humano e seguro, aonde os servidores responsáveis pela educação de trânsito, vão compartilhar também seus anseios e experiências se tornando multiplicadores para contribuir e diminuir as causas de acidentes de trânsito no Estado.

O Encontro Pedagógico será realizado nos seguintes polos de Ouro Preto do Oeste, de 25 a 27 de outubro e de Ariquemes, de 8 a 11 de novembro.

Estiveram presentes no encontro o secretário executivo do Detran, Israel Sousa, a coordenadora de Educação de Educação de Trânsito, Glauce Souza de Abreu, a coordenadora de Qualidade (Cquali), Claudiene Dias e demais servidores da autarquia.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook