Difícil acreditar

Não duvido das boas intenções do PROCON, mas não acredito que tenha indo tão longe na defesa do suado dinheiro do consumidor portovelhense

Valdemir Caldas
Publicada em 30 de abril de 2020 às 11:53
Difícil acreditar

O PROCON de Rondônia quer convencer o incauto morador de Porto Velho de que a redução do preço do litro da gasolina nas bombas, vivenciada nas últimas semanas, é resultado da atuação fiscalizadora do órgão. Prova disso é que distribuiu material jornalístico em quase todos os sites de noticias da capital. Não duvido das boas intenções do PROCON, mas não acredito que tenha indo tão longe na defesa do suado dinheiro do consumidor portovelhense.

Agora, o PROCON vai entrar no ringue para brigar pela redução do preço do botijão de gás. Acredite se quiser. Não é preciso ser especialista em mercado financeiro para saber que vários fatores contribuíram para a redução do preço final da gasolina cobrado ao consumidor, dentre eles os cortes nos preços do produto nas refinarias e a queda da demanda por conta do coronavírus.  

De acordo com especialistas, a gasolina é um dos combustíveis que tem a maior taxa de evaporação. Essa evaporação ocorre de duas maneiras, ou seja, quando do abastecimento nas bombas, ou, ainda, pela linha do respiro do sistema de abastecimento subterrâneo. Isso significa que, quanto mais tempo o produto permanecer nos tanques, maior será a evaporação. Nesse caso, o melhor para os donos de postos é reduzir o preço do que perder ativos.

Não é de hoje que moradores de Porto Velho reclamam da tarifa de energia - uma das mais caras do país. E, o que é pior, a cada mês a conta fica mais salgada no bolso do usuário, contudo não observo nenhuma manifestação plausível por parte do PROCON para enquadrar a concessionária de energia – alvo, inclusive, de uma CPI, criada pela Assembleia Legislativa, em setembro do ano passado, que caminha a passos de tartaruga -, acusada de praticar eventuais abusos contra consumidores rondonienses. Por que o PROCON não peita a concessionária, acostumada a deitar e rolar sobre os direitos da população, principalmente dos segmentos mais carentes, que não podem pagar advogados para representá-los judicialmente? São eles que precisam de uma atenção especial do órgão fiscalizador. 

Muitas são as histórias de pessoas que teriam sido lesadas por empresas de seguro, telefonia e planos de saúde, que procuraram o PROCON de Rondônia, registraram suas queixas, mas, até hoje, não lograram êxito. Assim fica difícil acreditar na tão propalada eficiência cantada em prosa e verso pelo órgão.

Comentários

  • 1
    image
    guido melo 30/04/2020

    O procom é

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook