Dionísio Descry é a 1ª pessoa trans a receber a credencial da OAB com o nome social no Estado de Rondônia

O passo de Dionísio Descry em Rondônia é uma continuação ao realizado por Janaína Dutra, em 1986. Ela foi a primeira pessoa trans a exercer a advocacia como membro da OAB

Ascom OAB/RO
Publicada em 14 de fevereiro de 2022 às 11:30
Dionísio Descry é a 1ª pessoa trans a receber a credencial da OAB com o nome social no Estado de Rondônia

Dionísio Descry Cernov Morais de Oliveira, 25 anos, três anos exercendo a advocacia, é o primeiro advogado trans de Rondônia a utilizar o nome social na credencial emitida pela Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO). Nesta semana, em uma cerimônia emocionante, ele recebeu o documento oficial.

Sobre a decisão, Dionísio relatou que o medo o paralisou por muito tempo, mas que vivenciar essa mudança toda foi muito marcante e que foi determinante para decidir dar o passo o fato de encorajar outros profissionais a fazerem o mesmo. “Tive receio de usar meu nome social por muito tempo dentro do âmbito profissional por medo de sofrer algum tipo represálias. Ainda tenho! Ponderei muito antes de me apresentar, no entanto, recebi muito apoio da minha família e amigos, o que fez com que eu me sentisse seguro o suficiente para tomar essa decisão”, afirma o profissional.

O passo de Dionísio Descry em Rondônia é uma continuação ao realizado por Janaína Dutra, em 1986. Ela foi a primeira pessoa trans a exercer a advocacia como membro da OAB. Já Márcia Rocha, de São Paulo, foi primeira pessoa trans a receber a credencial da OAB com o nome social, em 2017.

Em tempos de transformação, em Goiás, Amanda Souto, conselheira estadual, primeira pessoa trans a retificar o registro na entidade goiana, fez questão de parabenizar Dionísio. “É sempre muito gratificante ver pessoas trans se juntando aos quadros da OAB. A diversidade nos permite ter uma visão mais ampla sobre as demandas da advocacia e da sociedade, desejo muito sucesso na carreira e na vida”.

“De forma pessoal, foi um marco pois permitiu me despedir de um personagem e me apresentar de forma genuína e íntegra. Agora, quanto aos outros profissionais, avalio que foi um ato de um movimento que deve ser contínuo de: divulgação de informação de qualidade acerca da população trans e seus direitos e de representatividade e apoio a conquista de novos espaços”, ressaltou o jovem advogado.

Marcio Nogueira, presidente da OAB/RO, reconhece a importância do ato de Dionísio e ressalta: “Dionísio, é muito importante esse passo que você está dando. Não tenho dúvidas que isso vai incentivar muita gente, muitos colegas a terem a coragem de ser quem são. Não tem liberdade mais importante do que a liberdade de ser quem se é. Eu não tenho dúvidas que esse momento, essa decisão sua de hoje vai gerar muitos desdobramentos. É histórico!”.

Ao receber a credencial com o nome social, o jovem advogado se emocionou e agradeceu. “Eu nunca imaginei estar aqui com o Márcio, que foi meu professor, que me viu crescer, assinando essa carteira para mim. É muito importante! Eu não sabia que eu tinha essa força de estar aqui e eu agradeço o amparo e o apoio de todos que tão contribuindo pra isso!”

O presidente Márcio Nogueira e a secretária-geral Aline Silva parabenizaram Dionísio e ressaltaram a importância deste momento para a história da advocacia rondoniense.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Outra vergonha, Verdão?

Outra vergonha, Verdão?

Juro que até tentei torcer pelo Palmeiras, mas quando iniciou o jogo vi logo que era um “Genus”. E o “porco” continua sem mundial