Elton Assis debate plano de ação da Comissão da Igualdade Racial e Verdade da Escravidão Negra

O presidente falou de sua satisfação pelo empenho nos trabalhos da Comissão. “Vendo a participação de pessoas engajadas em fazer um bom trabalho, me deixa muito feliz

Ascom OAB/RO
Publicada em 14 de julho de 2020 às 15:22
Elton Assis debate plano de ação da Comissão da Igualdade Racial e Verdade da Escravidão Negra

O plano de ação foi objeto da reunião com o presidente da OAB Rondônia, Elton Assis e da Comissão da Igualdade Racial e Verdade da Escravidão Negra na tarde desta segunda-feira (13), em encontro virtual. Houve ainda deliberações sobre empoderamento e promoção da valorização da advocacia negra, entre outros temas.

O presidente falou de sua satisfação pelo empenho nos trabalhos da Comissão. “Vendo a participação de pessoas engajadas em fazer um bom trabalho, me deixa muito feliz. Essa Comissão, que reputo de extrema importância, nomeou recentemente os novos integrantes para tratar desse tema que é muito caro e merece atenção da OAB e já está em pleno trabalho”.

“Dar visibilidade e fazer eventos tem bastante relevância, pois estamos em um momento histórico onde as pessoas realmente começaram a acordar sobre os efeitos danosos do racismo, no quanto esse racismo velado que existe no Brasil é prejudicial à convivência das pessoas, então já vamos trabalhar nas questões práticas dessas ações. É importante também que as pessoas conheçam a Comissão, saibam do trabalho, da razão de existir, para que honremos o nome da OAB e da Comissão a todo o momento. Assim, queremos trabalhar e reforçar a identidade do advogado preto, com um movimento partindo de dentro da Seccional”, elencou Gabriel Lopes de Souza, presidente da Comissão.

Viviane Sodré Barreto, vice-presidente da Comissão, agradeceu ao presidente da Seccional, Elton Assis, por estar engajado junto com os integrantes em trabalhar sobre a diversidade racial na OAB Rondônia. “Representamos uma minoria dentro da advocacia, e ela parece muito maior, porque não temos conhecimento da quantidade de advogados pretos que temos em nosso Estado, devido a forma de cadastro nacional para ingresso que não solicita essa informação ao advogado”, explicou ela, detalhando a necessidade da realização de um censo.

Para Leonardo Falcão Ribeiro, membro da Comissão, o compromisso de uma comissão de igualdade racial é fazer o dever de casa. “Acredito que é preciso olhar para dentro, saber o número de advogados negros, empoderar esses advogados para aparecerem, participarem ativamente das comissões e dar voz a eles. E, mais pra frente, isso pode ser maximizado e levado para fora da instituição”.

Além disso, foram discutidos temas como: Estatuto da Comissão; censo; campanha de empoderamento e enfrentamento com abertura para advogados negros falarem da causa em palestras, lives e encontros; incentivo para ingresso de novos membros à Comissão; convite para advogados negros participarem ativamente nas demais Comissões da OAB Rondônia.

O presidente agradeceu a presença de todos e considerou a reunião muito proveitosa. “Conseguimos levantar diversas deliberações para dar encaminhamento aos próximos trabalhos. Acredito que as tratativas para os eventos são ferramentas importantes para as ações que queremos levantar, como um encontro regional a fim de debater os assuntos de destaque na região; um painel sobre o empoderamento do advogado e advogada negros na conferência estadual e regional da OAB Jovem; e um evento no Dia da Consciência Negra”.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook