Em busca de adubo, sal e gás, Mosquini lidera comitiva brasileira até a Bolívia e luta pela liberação do comércio bilateral

A reunião aconteceu na cidade de Trinidad, capital do departamento do Beni, na Bolívia, no prédio da Assembleia Legislativa

Assessoria/Parlamentar
Publicada em 13 de junho de 2022 às 08:54

Uma comitiva brasileira liderada pelo deputado federal Lucio Mosquini vice-líder do presidente Jair Bolsonaro na Câmara Federal e pelo Deputado Lebrão viajou até a Bolívia onde estiveram reunidos com autoridades bolivianas buscando viabilizar a implantação da balsa no município de Costa Marques para interligar Brasil com a Bolívia.

A reunião aconteceu na cidade de Trinidad, capital do departamento do Beni, na Bolívia, no prédio da Assembleia Legislativa.

A delegação brasileira era composta também pelo deputado estadual Lebrão, o prefeito de Costa Marques Mirandão, o presidente da Câmara de Vereadores Mauro Rodrigues, o vereadores de Guajará-Mirim Elias Crispim e Kerling Brito, e o empresário Cesar Cassol.

A reunião foi presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Beni Edgar Reas, e teve como autoridades bolivianas a consulesa boliviana em Guajará-Mirim Tezalia, e a vereadora de Guayarámirin Janete. 

O objetivo da reunião foi cobrar das autoridades bolivianas o alfandegamento do lado boliviano, considerando que as tratativas do lado brasileiro está bem avançada.

Mosquni defendeu a formação de um acordo comercial bilateral entre os dois países. O Congressista lembrou a força do agronegócio de Rondônia e falou sobre importação do calcário.

“Nós plantamos comida, nós temos calcário, porém a Bolívia tem a ureia e o sal, dois produtos essenciais tanto para lavoura quanto para a pecuária”.

O Parlamentar voltou a defender a implantação da balsa de forma alfandegada como um novo corredor comercial que irá transformar a economia da região da BR 429, e principalmente do município de Costa Marques, na reunião também foi discutida a ponte em Guajará Mirim.

A reunião teve caráter positivo e ficou pré-agendado uma próxima audiência com o presidente da Bolívia Luis Alberto Arce na cidade de Lapaz.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Mário Roberto 15/06/2022

    Boa iniciativa, aproveita o ensejo e trata também da melhoria de tratamento pelo Bolívia, aos alunos brasileiros, que cursam medicina lá. Seria o caso de alinhavar uma convenção ou um tratado, para que as regras legais fossem respeitadas pelas faculdades de lá- de volta ao Brasil- seria de bom alvitre que mencionados alunos depois de formados, fossem logo aproveitados aqui, exigir como nota de corte 9,6 no revalida é impedir que tais profissionais sejam reconhecidos aqui no Brasil. Contamos com Vossa Excelência.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook