Em plena recessão e sem aumento salarial, Governo aumenta em 25% IPVA e revolta deputado Laerte Gomes

Para o parlamentar, não se justifica as explicações do Governo sobre renúncia de receitas

Assessoria Foto: Thyago Lorentz - ALE/RO
Publicada em 11 de janeiro de 2022 às 13:37
Em plena recessão e sem aumento salarial, Governo aumenta em 25% IPVA e revolta deputado Laerte Gomes

O deputado estadual Laerte Gomes (PSDB) denunciou o abuso do Governo de Rondônia ao vetar o projeto de Lei da Assembleia Legislativa para congelar os valores da Tabela Fipe e aumentar em mais de 25% o referencial de veículos nacionais e importados para majorar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para o parlamentar, não se justifica as explicações do Governo sobre renúncia de receitas, já que o Estado não estava abrindo mão do imposto, mas tão somente mantendo os mesmos percentuais que estimam os valores do tributo, a exemplo do que fez o Governo de Minas Gerais. “Pelo contrário, o Governo aumentou a tabela Fipe e, infelizmente, nem servidores, e as demais classes de trabalhadores tiveram qualquer tipo de aumento salarial. É um contrassenso tomar esse tipo de medida em plena pandemia, falta de emprego e recessão”, disse Laerte Gomes.

O parlamentar é autor do projeto que proíbe o reajuste da tabela de referência de valores de veículos, nacionais, importados, novos e usados, para fins de cálculos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e dos valores que constam na tabela dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran), relativos ao ano de 2022. Mas não a matéria foi vetada pelo governador Marcos Rocha, que pretende arrecadar mais de 500 milhões de reais com o tributo. Entenda sobre a tabela Fipe no site: https://quatrorodas.abril.com.br/tabela-fipe/

Comentários

  • 1
    image
    Gilmar Mendes 13/01/2022

    Esse deputado é um fanfarrão. O aumento não tem nada a ver com o governador, com o estado. Tem a ver com a tabela Fipe. Os veículos pela primeira vez na estória foram valorizados.

  • 2
    image
    Jefferson Antônio Rodrigues 12/01/2022

    Tinha dado os parabéns para o deputado. Desculpa me equivoquei.

  • 3
    image
    Silvanio 12/01/2022

    Há ainda outros fatores que temos que levar em consideração. 1- a tabela Fipe já encontra-se com seus valores bastante aviltados em razão da alta nos veículos novos face a falta de peças em razão da pandemia. No meu modesto entender deveria ser aplicado os valores vigentes em 2020 e 2021 (se for o caso uma média), mas jamais os valores de 2022 pelas razões já acima expostas; e 2- se entendi direito, e não ficou claro na matéria é o fato de além dos preços dos veículos estarem super avaliados ele pretende ainda adicionar 25% de acréscimo ???. Por favor esclareçam.

  • 4
    image
    Carlos Puruna 12/01/2022

    Não é abrir mão de receita, até porque esse aumento é relativo à inflação, ao reajustamento dos veículos na tabela fipe, sem a contrapartida nos salários das pessoas que vão pagar o imposto, portanto enriquecimento ilícito do poder público, às custas do trabalhador. Essa é a verdade sr. negacionista! Aguarde sr. governador, o troco vem em outubro.

  • 5
    image
    Carlson Lima 11/01/2022

    Abrindo mão de receita do estado deputado? Muito estranho e parece campanha eleitoral antecipada. TRE cadê você?

  • 6
    image
    Lucia 11/01/2022

    Com os salários congelados nos últimos anos, qual foi a base de cálculo do governo para um aumento de IPVA de 25%?

  • 7
    image
    Chico Bento 11/01/2022

    Vamos dar o troco a este "coroné" incompetente e parasita nas urnas. Como aumenta em 25% se a inflação foi 10%.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook