Emeron promove fórum online sobre a perspectiva legal e caminhos afirmativos para as vivências LGBT+ no ambiente institucional

A ação terá certificação de 2 horas-aula, com a ficha de inscrição disponível no site da Escola

Assessoria de Comunicação Institucional com informações da Emeron
Publicada em 27 de junho de 2020 às 13:33
Emeron promove fórum online sobre a perspectiva legal e caminhos afirmativos para as vivências LGBT+ no ambiente institucional

No encerramento do Mês do Orgulho LGBT+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e outros), celebrado internacionalmente a cada mês de junho, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) promoverá um fórum digital sobre o tema, em formato de live. Intitulado “Vivências LGBTQ+ no ambiente institucional: Perspectiva legal e caminhos afirmativos”, o evento acontece na próxima terça-feira, dia 30, às 18h (horário de RO) e será aberto ao público geral por meio de transmissão ao vivo no canal da Emeron no YouTube (youtube.com/EscolaEmeron). A ação terá certificação de 2 horas-aula, com a ficha de inscrição disponível no site da Escola.

O evento será mediado pela magistrada do Tribunal de Justiça de Rondônia, juíza Úrsula Gonçalves Theodoro Souza, mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (Universidade Federal de Rondônia/Emeron) e formadora com ênfase em gestão de pessoas, mediação e conciliação. O fórum terá a participação de três servidores do TJRO: o analista Leandro Fonseca Missiato, mestre em Psicologia; o jornalista Gustavo Sanfelici, especialista em Gestão Cultural; e o técnico judiciário Herbert William Ramos, estudante de psicologia, que atuou na comarca de Machadinho D'Oeste e atualmente está lotado na Emeron.

Os ministrantes abordarão a legislação relacionada à população LGBT+, identidades trans, violência LGBTfóbica, vivências LGBT em ambiente institucional e ações afirmativas. O evento é destinado a profissionais do judiciário, de instituições públicas, estudantes e interessados em geral. A ação se alinha ao compromisso firmado pela Emeron perante a Organização das Nações Unidas (ONU) de pautar sua atuação no respeito à dignidade humana, de construir um ambiente de trabalho que respeite e integre todas as pessoas, e de fomentar ações educativas a respeito das temáticas de direitos humanos e que compõem a Agenda 2030.

A live será realizada no dia 30 de junho, das 18h às 19h30, e as inscrições prévias (para certificação) podem ser realizadas no formulário disponível no menu Inscrições, no site da Emeron (emeron.tjro.jus.br).

Dia do Orgulho LGBT+

O Dia do Orgulho LGBT+ é comemorado mundialmente em 28 de junho, em referência à rebelião de Stonewall, ocorrida na data em Nova York, em 1969, quando homossexuais em bares locais enfrentaram a polícia, dando início ao movimento de orgulho. Segundo o conceito, lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e outros (+), como as pessoas intersexuais e as não-binárias, devem ter orgulho (ao contrário de vergonha, usada ao longo da história para controlar e oprimir indivíduos LGBT) da sua orientação sexual e identidade de gênero e de serem quem são, como uma afirmação individual e de comunidade. Paradas anuais relembrando Stonewall e promovendo o orgulho LGBT+ e suas pautas acontecem em muitos países, inclusive no Brasil.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook