Enfermeiros são permitidos a usar ABA na psicanálise e psicoterapia, mas precisam fazer especialização
Isso significa que os profissionais de enfermagem podem realizar o trabalho de psicoterapia e psicanálise com o método ABA
Um assunto que tem gerado polêmica nas redes sociais é sobre a atuação dos enfermeiros na área da saúde mental. Recentemente, o Plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou o Parecer Técnico 33/2024, que atende à solicitação da Rede Paranaense dos Profissionais da Área da Saúde sobre a atuação do enfermeiro com especialidade em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) na expedição de laudos e prática de psicanálise e psicoterapia.
Isso significa que os profissionais de enfermagem podem realizar o trabalho de psicoterapia e psicanálise com o método ABA. Porém a expedição de laudos diagnósticos não foi permitida. De acordo com a advogada especialista em direito na saúde Nilza Sacoman, o entendimento do Cofen é de que a ABA tem se mostrado importante no cuidado de pessoas com transtornos do desenvolvimento e do comportamento.
“Ficou definido que o enfermeiro que queira atuar na psicanálise e psicoterapia, precisa obrigatoriamente cursar uma especialização na área. A Resolução Cofen nº 678/2021 reconhece a importância do enfermeiro nos cuidados terapêuticos e emocionais, mas reforça que a prática da psicanálise e da psicoterapia exige capacitação específica” - explica Nilza.
Com relação a diagnósticos, o enfermeiro pode fornecer informações sobre os pacientes que estão sob seus cuidados no contexto da equipe multiprofissional.
A especialidade ABA é amplamente utilizada como forma de intervenção de tratamento e educação para pessoas com Transtornos do Espectro do Autista (TEA). A abordagem ensina habilidades e reduz comportamentos problemáticos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente. Este método promove a melhora de habilidades sociais, motoras, de comunicação e autocuidado.
A decisão do Cofen repercutiu na internet, onde parte dos psicólogos que utilizam a ABA em seu trabalho, foram contra o Parecer Técnico.
TRT-14 analisa recurso sobre registro biométrico de oficiais de Justiça
Associações questionam a exigência de registro biométrico em centrais de mandados, alegando prejuízo às atividades externas
Governo de RO cria Comissão para garantir novo Hospital de Urgência e Emergência
A comissão será responsável por realizar estudos técnicos e emitir parecer sobre a viabilidade da compra de uma unidade hospitalar, em substituição ao projeto original de construção do Heuro
Canais para serviço de indicação do Real Condutor Infrator em Rondônia são disponibilizados pelo Detran-RO
O objetivo do serviço é eximir uma responsabilidade que não é da pessoa, do proprietário ou do principal condutor, mas sim da pessoa que está conduzindo o veículo no momento da fiscalização




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook