Espaço Alternativo - Ou será CASA DA MÃE JOANA?

O desamor com a gestão do patrimônio público em Porto Velho parece ser uma praga que não tem fim.

Lúcio Albuquerque, repórter
Publicada em 09 de maio de 2018 às 13:40

O desamor com a gestão do patrimônio público em Porto Velho parece ser uma praga que não tem fim. Apenas para citar velhos, e sempre presentes exemplos, a situação de nossas praças, uma delas, a “Jonathas Pedrosa”, que homenageia o criador do município, virou um favelão tomado por barracos, isso em pleno centro que se poderia chamar de “histórico” da capital estadual.

As outras estão um pouco melhores, mas destruídas também pelo descaso como o patrimônio público é tratado por quem temo dever legar e o salário ótimo para cumprir suas obrigações. Ah! Também tem a Madeira-Mamoré, mas ali parece que enterraram uma cabeça de burro.

Agora o quindim é o Espaço Alternativo, uma obra realizada pelo Governo sob comando do médico Confúcio Moura mas, como outros espaços públicos, também tomada pelo abandono gerencial, onde cada um toma a área que quer, seja para botar uma barraca de água mineral, seja para dar aula de algum tipo de dança da mora ou, ainda, um pula-pula, e por aí vai.

Barraqueiros têm aos montes – nada tenho contra eles, cada um ganha vida como pode, mas é preciso organizar barracas e espaços a serem utilizados. No último final de semana tinha até vendedor de calcinhas e outras roupas

Se o camarada tem um filho pequeno e pode comprar um daqueles carrinhos elétricos, leva o garoto para lá, liga a máquina e manda ver: sem noção de espaço, mas multifotografado pelo celular do pai ou da mãe, lá vai o moleque e você que se dane para não ser atropelado.

Tem um cachorro em casa? Um pitbull ou um daqueles que não prestam para nada afora aporrinhar os vizinhos latindo a qualquer hora?  Leva pro “Espaço”, solta o bicho sem focinheira e deixa ele ameaçar quem está ali par passear ou para um lazer.

Em realidade no “Espaço” só quem não tem espaço, especialmente nos finais de semana, é o usuário comum. Você só pode estacionar na faixa do outro lado da pista, mas sem um policiamento (por que os guardas de trânsito municipais não fazem controle no local?) quem precisar descer do carro e atravessar a pista fica entregue à sorte, ameaçado por motoqueiros ou mautoristas em alta velocidade.

Pelo visto, em realidade, o Espaço Alternativo, uma obra que tano orgulha o portovelhense, segue a mesma trilha de outros patrimônios históricos da capital: vira uma terra de ninguém ou, melhor, autêntica “CASA DAS MÃE JOANA”.

EM TEMPO

Sem regalia?

Qualquer dia vão autorizar visitas íntimas ao Lula. Oficialmente não lhe seria dada qualquer regalia, mas, pelo visto, isso está se transformando em autêntica letra morta.

Mera ciincidência

Aliás, sem querer fazer qualquer comparação, há algum tempo outro preso num outro país sulamericano aceitou ser recolhido, mas mandou construir um presídio para ele e amigos. Lembram?

E AQUI?

Entreouvido ontem em dois órgãos públicos: quando será que a lava jato chega por aqui?

DATAS DE RONDÔNIA

Maio

Dia 9 – 1748 – Desmembrada da Capitania de São Paulo, fica criada a Capitania de Mato Grosso, de cujas terras Rondônia teria mais de 90% de sua área.

Dia 9 – 1985 – O governador Jorge Teixeira inaugura o prédio do Museu Rondon, em Ji-Paraná, obra restaurada com apoio do banco Beron.

Comentários

  • 1
    image
    Tereza Sabino 09/05/2018

    Educação é Berço e Liderança também. Espaço é Alternativo. Com a crise do Direito Dogmático, a insuficiência e a inércia estatais, o Direito Alternativo, como uma das tentativas de suprir essa lacuna, esse vazio que o Estado tem deixado na solução dos conflitos. O Direito Alternativo surge de uma forma especial, buscando suas raízes históricas, desfazendo ficções, definindo conceitos e analisando suas propostas como meio de preencher os vazios produzidos pelo Estado, surge então, na capital de Rondônia, o “Espaço Alternativo” local onde se faz o que der vontade. IN formal.

  • 2
    image
    waldemir seixas 09/05/2018

    Vamos nos unir povo de Porto Velho, como está não pode ficar, vamos cobrar dos órgãos fiscalizadores, vamos dar sobre vida para o "ESPAÇO ALTERNATIVO", tanto dinheiro gasto, o local ficou lindo, ar fresco, tinha bastante Espaço, mas assim não dá, tudo bem. todos tem direito de trabalhar para sustentar suas famílias, mas também tudo tem limites, pergunto: se o nome do local é "ESPAÇO ALTERNATIVO", Mas cadê o espaço? Deveria mudar de nome para 'ESPAÇO DOS AMBULANTES", daqui a pouco vão começar a comercializarem drogas, se já não existe, pois fiscalização que é bom, nenhuma.

  • 3
    image
    waldemir seixas 09/05/2018

    É meus amigos, infelizmente o senhor Lúcio está de parabéns, neste final de semana que passou(05/05), levei um casal de amigos e filhos que estavam a passeio aqui em PVH, chegando lá no "Espaço"(aliás ESPAÇO é o que não tem), os visitantes ficaram horrorizados com tanto descaso, os ambulantes tomaram conta de todos os espaços, jogam lixo, restos de comida, latas de bebidas, sucos, sacos etc... e tem mais parecem os donos do local, como se pagassem, não conseguimos chegar até a passarela que ficou linda, pois os visitantes gostariam de bater algumas fotos, mas como, para se chegar até lá é um verdadeiro calvário, agora fico me perguntando, de quem é a culpa, do Governo do Estado ou da Prefeitura? Só sei que se não tomarem providências urgentes, vai ficar bem pior do que a Praça Jonathas Pedrosa e a população infelizmente vai ter que abandonar o local "ESPAÇO ALTERNATIVO"

  • 4
    image
    Suamy Vivecananda 09/05/2018

    Mas Lúcio Albuquerque, quem é o responsável oficial pelo Espaço Alternativo? Espero que não seja a prefeitura, por que se for, infelizmente ela dará o mesmo tratamento que está dando ao resto da cidade, então teremos um outro parque igual ao da EFMM. Lascou-se.

  • 5
    image
    Henry 09/05/2018

    É verdade! Esse amor temos que aprender com os nossos vizinhos acreanos, em relação ao cuidado e zelo que eles têm com o espaço de lazer do "Canal da Maternidade".

  • 6
    image
    SIDNEY RIVERO TAVERNARD 09/05/2018

    Mestre Lúcio, é desamor mesmo. Sou neto por parte de mãe de ex-maquinista da EFMM, uma vergonha que os moradores de nossa amada Porto Velho, fazem com nossos monumentos e empresas históricas, no caso de Empresa, uma que já foi motivo de orgulho na década de 1970, hoje está falida, a CAERD. A bola da vez é o Espaço Alternativo, realmente feito com bom gosto e ficou muito bonito. Mas........agora está sendo............ Concordo com você mestre Lúcio.

  • 7
    image
    Joao roberto 09/05/2018

    O espaco alternativo bonito e abandonado ja comecou a ser sucateado e invadido por vendedores de comidas sem nemhum criterio de limpeza e ainda a praca jonathas pedrosa nos anos 70 e 80 eralimpa e boa de se visitar , mas hoje e um amontoado de sujeira e nao tem espaco de laser e sim um amontoado de barracas tipo campo de concentracao ou seja lixao a ceu aberto e isto no centro da capital na rua 7 setembro q tambem e tomada por comerciantes e a prefeitura e omissa e em sendo omissa autoriza.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook