Exposição fotográfica na Fundação com imagens de Nambiquaras tem entrada franca

Fotos de Washington Kuipers retratam dia-a-dia, cultura e tradições de indígenas

SEMCOM
Publicada em 13 de agosto de 2019 às 11:13
Exposição fotográfica na Fundação com imagens de Nambiquaras tem entrada franca

EXPOSIÇÃO continua aberta ao público até o dia 16, sempre das 8h às 12h, mas visitas guiadas podem ser marcadas

A exposição “Nambiquaras da Amazônia: Riqueza Cultural e Tradição” permanece aberta ao público na Fundação Cultural de Vilhena (FCV) até esta sexta-feira, dia 16 de agosto, entre as 8h e 12h. A mostra é composta por fotografias do artista Washington Kuipers que retratou indígenas da etnia nambiquara em diversas situações de seu cotidiano e eventos especiais, como o ritual da “Menina Moça”.

Em exibição desde o dia 26 na FCV, as dezenas de fotografias em tamanho grande impressas em alta qualidade revelam rituais indígenas, cenas do dia-a-dia e belos close-ups das marcantes expressões dos moradores da aldeia, que pouco têm contato com a tecnologia.

A exposição conta com a organização dos produtores culturais Washington Kuipers, Marcio Guilhermon e Andréia Machado que fazem parte do Ponto de Cultura e Mídia Livre Serpentário Produções e da Associação Diversidade Amazônica (Acemda).

O projeto foi contemplado pelo “Prêmio de Fotografia Dana Merril – 2017” da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). “Estou muito feliz com a realização da exposição, pois acredito que ela vai contribuir para a valorização da cultura indígena Nambiquara. Agradecemos ao Governo de Rondônia e a Sejucel pelo apoio as manifestações culturais do Estado, bem como de meus amigos que sempre estão me apoiando, além, é claro, da Fundação Cultural”, disse Washington Kuipers.

A jovem indígena Rana Gabriela Mamaindê que foi retratada na exposição garante estar orgulhosa da exposição. A exposição acontece na Fundação Cultural de Vilhena até o dia 16 de agosto e está aberta a visitação de segunda-feira a sexta-feira entre das 8h às 12h.

Cerca de 300 pessoas já visitaram a exposição, contando também com as visitas guiadas de estudantes em comitivas organizadas pelas escolas locais. Para agendar os passeios basta entrar em contato pelo telefone 98144-7590.

“Estamos sempre abertos a receber novos artistas da cidade. Temos uma galeria bem localizada e com amplo espaço para que os artistas divulguem seu trabalho artístico. Parabenizamos ao sucesso que está sendo esta linda mostra do Washington enquanto nos colocamos à disposição para todos os interessados”, explica Kátia Valléria, presidente da FCV.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook