Feira Internacional de Ciências e Inovação na Amazônia acontece em novembro

A feira terá dois momentos: nos dias 6 e 7 de novembro ocorrerá no campus de Ji-Paraná; e nos dias 13 e 14 de novembro em Porto Velho

Ascom/UNIR
Publicada em 03 de novembro de 2023 às 15:07
Feira Internacional de Ciências e Inovação na Amazônia acontece em novembro

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizará em novembro, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq), a primeira edição da Feira Internacional de Ciências e Inovação na Amazônia – Conecta, um evento totalmente gratuito, voltado para a divulgação e popularização da ciência e aberto ao público em geral. A feira terá dois momentos: nos dias 6 e 7 de novembro ocorrerá no campus de Ji-Paraná; e nos dias 13 e 14 de novembro em Porto Velho.

“A Ciência que eu faço” é o tema da feira, que em sua primeira edição apresenta uma programação bastante diversificada para integrar os mais diversos públicos, incluindo estudantes, profissionais, pesquisadores e visitantes. “A intenção é proporcionar um ambiente favorável para a promoção da ciência em diferentes níveis de conhecimento (empresas, produtos e serviços), fomentando o intercâmbio entre estudantes, pesquisadores e profissionais afins das instituições do estado de Rondônia, Brasil e Exterior”, disse o coordenador do evento, Fabrício Evaristo Corrêa, acrescentando que “a ideia para as próximas edições é conseguir parceiros diversos para que juntos possamos demonstrar o que Rondônia produz em termos de pesquisa”.

Foram incorporados à programação do evento os seminários finais dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), que tradicionalmente ocorrem no fim do ano para divulgação dos resultados de pesquisas realizadas a cada ciclo dos Programas e que agora terão espaço na feira internacional. Também integram a programação o Seminário de Pós-graduação e Pesquisa e o Simpósio de Inovação, Propriedade Intelectual e Tecnologia.

Haverá ainda apresentação de robótica em parceria com o Ifro e de projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico Profissionalizante do estado. Também ocorrerão palestras; exposições de livros; mostra de cursos; apresentação e premiação das melhores teses e dissertações da UNIR; bate-papo com ex-alunos do Pibic; e momento cultural. O Governo de Rondônia - por meio da Fapero, do Mero e de outros órgãos - é parceiro da UNIR na realização do evento.

Campus de Ji-Paraná

O local de realização da feira será o campus UNIR de Ji-Paraná, com atividades sendo realizadas no auditório da unidade e no espaço do Restaurante da Universitário. A abertura será no dia 6 de novembro, a partir das 8h, com a realização da mesa e da conferência de abertura. O evento encerra no dia 7, às 17h, com as apresentações das melhores teses e dissertações defendidas na UNIR e premiações dos melhores trabalhos do último ciclo do Pibic e Pibiti. Os participantes interessados em obter certificação de ouvinte no seminário Conecta Ji-Paraná deverão realizar a inscrição neste link.

A programação completa da Conecta-Ji-Paraná está disponível aqui.

UNIR-Centro | Porto Velho

As inscrições para participação como ouvinte e obtenção de certificado das atividades da Conecta Porto Velho podem ser feitas neste link. Nos dias de programação na capital, de 13 a 14 de novembro, as atividades se dividem entre o auditório da UNIR-Centro, o Mero – Museu Palácio da Memória Rondoniense, a Praça Getúlio Vargas, o Calçadão Manelão e o Mercado Cultural.

A abertura oficial, seguida de conferência, será no dia 13 de novembro, às 8h, no auditório da UNIR-Centro. Em seguida, haverá uma palestra sobre Pesquisa e Cooperação Brasil-Bolívia e um diálogo aberto com ex-integrantes do Pibic. Durante a tarde, as palestras com instituições parceiras abordarão o Programa de Astronomia da UNIR e o Clube de Astronomia de Rondônia; e as pesquisas realizadas pela Sedam, Censipam e Embrapa na Amazônia. Também haverá uma mesa que abordará a importância da realização de feiras científicas para o ensino e a pesquisa em Rondônia.

O segundo e último dia (14) segue com Mostra de Robótica do Ifro, apresentações de trabalhos, mesas e palestras com instituições parceiras (Ifro, TCE, Fiocruz. Setic, PGE, Senai), exposições de cursos e de livros, além do momento cultural. A Conecta encerrará com as premiações dos melhores trabalhos do último ano do Pibic e Pibiti, às 17h no Mercado Cultural.

Clique aqui para ver a programação completa da Conecta-Porto Velho.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook