Follador convoca extraordinária da CCJR para analisar projeto de perdão de divida da Energisa

Seu entendimento é pela rejeição e arquivo do projeto de perdão da divida da Energisa

Ascom
Publicada em 02 de maio de 2020 às 12:14
Follador convoca extraordinária da CCJR para analisar projeto de perdão de divida da Energisa

O deputado Adelino Follador disse neste sábado (2), que já convocou para esta semana uma reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa (CCJR), para apreciar e possivelmente rechaçar o projeto do Executivo Estadual que propõe o perdão da dívida de cerca de R$ 2 bilhões da Energisa Rondônia com o Estado.

De acordo com o deputado a decisão de convocar uma reunião extraordinária da CCJR se justifica em virtude da polêmica que se criou com a tramitação desse projeto “imoral” que, neste momento de crise geral, soa com o um assalto aos cofres estaduais, tendo em vista a situação da população que passa por desafios terríveis na saúde e até para alimentação, enquanto o Estado ampara sua inércia na falta de dinheiro, mas como se isso não bastasse, propõe isenção fiscal para uma empresa que asfixia o consumidor (a população) com dureza, ameaças e reajustes contínuos do valor das contas de energia. 

“Tudo isso é uma loucura, uma contradição em qualquer tempo, e principalmente neste momento de crise sanitária e econômica que o Estado vive”, disse Follador ao expressar seu entendimento quanto a necessidade de rejeição e arquivo do projeto, de modo a colocar um ponto final em toda essa discussão, e por outro lado focar as ações do Legislativo em projetos e medidas de valor para o Estado e sua população.

ALGUEM ESTÁ TENTANDO FAVORECER A ENERGISA

Adelino Follador disse também que este projeto ficou sobrestado por cerca de um ano na Assembleia e só agora (nos últimos 15 dias) voltou a tramitar, sendo encaminhado à CCJR para análise e parecer, dando a impressão de que alguém está tentando favorecer a Energisa Rondônia, que acabou se tornando uma empresa odiada pela população do Estado, pela forma desrespeitosa e cruel com que trata os consumidores de energia. “Assim, vamos colocar um ponto final neste projeto polêmico e imoral e aproveitar a reunião extraordinária da CCJR para apreciar outros projetos que são importantes para o Estado de Rondônia”, disse o deputado.

Demonstrando insatisfação com o tema, o deputado afirmou que a proposta de isenção, na forma como foi disposta, é na verdade, uma tentativa de execução de uma modalidade de renúncia de receita pública, o que, entre outras transgressões, contraria as disposições da Lei 101/90 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Follador apresentou um histórico sobre o setor elétrico de Rondônia para afirmar que o compromisso da dívida que foi feito pela Energisa ao comprar a Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), embora seja imoral, é legal e tem segurança jurídica, assim como a dívida que a empresa assumiu e se comprometeu honrar. “Dessa forma não cabe agora recorrer ao Poder Legislativo Estadual por uma alternativa “legal” para mascarar o compromisso que assumiu e lesar o Fisco Estadual em R$ 2 bilhões”, disse.

Comentários

  • 1
    image
    Josué Batista 03/05/2020

    Temos que averiguar os termos do contrato e as condições, se houver bom senso e recebimento justo dos valores e previsão de abatimento da dívida da CAERD com a energisa, e resolver o passivo, acredito que estaremos no caminho certo, abrindo caminho para privatização.

  • 2
    image
    Maria De Lourdes Ribeiro Um Ribeiro 03/05/2020

    Muito bem Deputado espero que seja a opinião de todos os deputados. Me admiro muito o nosso governador compaquituando com uma barbaridade dessa isso é roubo,se comprou tem de pagar,e assumir todos os compromissos feito no ato da compra.Olha o que a Energisa faz com os consumidores de rondoniense governador. Parabéns deputado Adelino Follador por essa iniciativa nos defenda senhores deputados contra essa empresa que veio para o Brasil só para nós escravisar.

  • 3
    image
    Henry 02/05/2020

    Sr. deputado há necessidade de convocar uma sessão extraordinária? qual a urgência da matéria? o verdadeiro motivo não está relacionado ao fato dos deputados receberem um alto valor por sessão realizada? V.Exa acha correto gastar tanto no atual cenário?

  • 4
    image
    Chico Bento 02/05/2020

    É isto aí deputado "esfolador", não dê mole não que a Energisa tá esfolando o povo de Rondônia, ou seja, tirando o couro sem anestesia. KKK.

  • 5
    image
    jacir 02/05/2020

    Esperamos que os deputados não aprovem este terror que o GOVERNADOR JAMAIS DEVERIA APRESENTADO , O QUE FICA CLARO QUE O GOVERNADOR NÃO PENSA NO POVO QUE O ELEGEU, APRESENTAR ESTE PROJETO EM MEIO A PIOR PANDEMIA DO MUNDO, E CHUTAR O POVO AS FAVAS

  • 6
    image
    Vinícius 02/05/2020

    Absurda essa proposta de perdão de dívidas, isso é ridículo. Vai perdoar os impostos dos contribuintes também? O $$ não é do governador, ele não pode simplesmente "perdoar" a dívida, no máximo dar um parcelamento extenso. Isso fere a legalidade, moralidade, etc...

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook