GOVERNADOR BOLSONARISTA DE RONDÔNIA É ALVO DE PEDIDO DE IMPEACHMENT EM 90 DIAS DE MANDATO

A decisão de dar prosseguimento ou não à demanda cabe ao presidente do Legislativo.

Luciana Oliveira
Publicada em 02 de abril de 2019 às 16:56
GOVERNADOR BOLSONARISTA DE RONDÔNIA É ALVO DE PEDIDO DE IMPEACHMENT EM 90 DIAS DE MANDATO

Impeachment em 90 dias de mandato. É isso mesmo que você leu! Ao receber a notícia, o governador Marcos Rocha, do PSL de Jair Bolsonaro, um dos três eleitos pela legenda liberal em todo o Brasil, deve ter achado que se tratava de pegadinha do Dia Da Mentira. Isso porque a petição foi protocolada na segunda-feira, 1º de abril, na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO) pelo advogado Caetano Neto.

Um pedido que, convenhamos, não é nada comum diante do curto espaço de tempo entre a assunção ao posto de chefe do Executivo e a solicitação de afastamento requerida por membro da sociedade civil.

É a primeira denúncia contra um governador Bolsonarista que pode resultar em cassação.

São três as opções no horizonte: o pleito prospera e o governador é cassado; a verdade o libertará isentando-o de crime de responsabilidade; ou a ALE/RO sequer dará prosseguimento à denúncia.

Entretanto, o pedido tem razão de existir.

Na peça, basicamente, o causídico alega que o governador nomeou, sem passar pelo crivo do Legislativo, diversos titulares para cargos administrativos em fundações públicas e autarquias.

De acordo com a Constituição Estadual, o § 7º do Art. 11, que já passou por controle de constitucionalidade no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), inclusive, versa:
“[…] Art. 11. A administração pública direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes do Estado obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e ao disposto no art. 37 da Constituição Federal e nesta Constituição. […] § 7º Os Presidentes e Diretores de Autarquias e Fundações do Estado, serão escolhidos e nomeados pelo Governador, após aprovação pela maioria absoluta dos Membros da Assembleia Legislativa […]”

Dentre os 14 nomes apontados pelo jurista no pedido de impedimento, pelo menos nove foram nomeados de maneira supostamente inconstitucional pelo governador amigo do presidente Jair Bolsonaro.

Agora, cabe ao presidente da ALE/RO, o tucano Laerte Gomes, aliado do candidato derrotado por Rocha no segundo turno, o senador cassado Expedito Júnior (PSDB), dar prosseguimento à análise da matéria ou não.

Até lá, aporrinhação e farelo de discurso de ‘nova política’.

Confira pedido:

Comentários

  • 1
    image
    Marcos 04/04/2019

    Tem que sair mesmo, o que ele tá fazendo, nada, quais os projetos, tá inerte esse governo, vai ser o pior de todos, talvez ele sirva pra coronel não pra político, é só saiba governar lá na casa dele.

  • 2
    image
    EVANDRO 03/04/2019

    Ele não é bolsonarista, e sim o numero 17, quaisquer pessoas, mesmo com retardo mental que tivesse candidatado no 17 teria sido eleito, ninguém votou nele e sim no 17. deixasse ele sair em outro partido não tirava 0,5% dos votos. ele tem que ver isso e abaixar essa guarda de incompetência dele.

  • 3
    image
    Britto Ramos 03/04/2019

    Aamém, difícil é acreditar na Justiça!

  • 4
    image
    Britto Ramos 03/04/2019

    Amém, difícil é acreditar na Justiça!

  • 5
    image
    VERGONHA DE RONDONIA - MARCOS ROCHA 03/04/2019

    Voto perdido Totalmente decepcionado com esse cara. Tomara que saia já.

  • 6
    image
    Maria Guilherme Correia 03/04/2019

    Que fique claro, não votei no Sr. Marcos Rocha, mas ele é o nosso governador, o Governador da nossa querida Rondônia! Então por que torcer que tudo dê errado? Eu amo Rondônia e quero o melhor para o Estado que me adotou, sim.

  • 7
    image
    Denilton 03/04/2019

    os abutres passaram 8 anos cegos com o governo corrupto do pmdb, agora acordaram. Deve ter secado o pote de cala boca institucional.

  • 8
    image
    Nereu 03/04/2019

    Tomara que saia, esse Governador que tem a sua porta fechada para o povo Rondoniense. Votei nele e me arrependo.

  • 9
    image
    Maria Guilherme Correia 02/04/2019

    Vamos consertar o que está errado e deixar o governo trabalhar. Cadê os órgãos competentes,TCE, MP, Secretários, Assessoria jurídica, pra orientar a Administração do Estado??? Dar entender que o Governor está tomando todas as decisões sozinho. Não passa por um "crivo" antes??? Espero que nossa querida Rondônia e a nossa Pátria Amada consigam avançar mesmo contra essa avalanche do quanto pior, melhor!!!

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook