Governador Marcos Rocha participa de missão em Lima para fortalecer relação bilateral entre Brasil e Peru

Estreitar a relação com países vizinhos como o Peru, fomentar os negócios com atração de investimentos em Rondônia e aumento do volume de exportações faz parte das ações estratégicas para fazer Rondônia retomar o fôlego de crescimento econômico

Texto: Vanessa Moura com informações da Embaixada do Peru no Brasil Fotos: Embaixada do Peru no Br
Publicada em 12 de junho de 2019 às 13:53
Governador Marcos Rocha participa de missão em Lima para fortalecer relação bilateral entre Brasil e Peru

Governador Marcos Rocha é recebido pela primeira vice-presidente do Congresso peruano, Leyla Chihuán

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, participa de delegação composta por parlamentares e governadores do Brasil que viajou à cidade de Lima, em uma missão oficial, de 10 a 14 deste mês, com o objetivo de fortalecer a relação bilateral entre Peru e Brasil. Para o governador, a iniciativa também é uma forma de retribuir a visita feita pela delegação peruana a maior feira de agronegócios do Estado, a Rondônia Rural Show, que nesta edição realizada no final de maio, bateu recordes de público e negócios.

Estreitar a relação com países vizinhos como o Peru, fomentar os negócios com atração de investimentos em Rondônia e aumento do volume de exportações faz parte das ações estratégicas para fazer Rondônia retomar o fôlego de crescimento econômico. Para Marcos Rocha, o potencial de Rondônia tem que ser de fato aproveitado para gerar emprego e renda, uma vez que Rondônia desperta o interesse internacional pelas oportunidades locais existentes.

Encontro Binacional de Governadores da Fronteira Peru-Brasil

No Peru, o governador, juntamente com a Liga de Amizade Parlamentar Peru-Brasil, foi recebido pela primeira vice-presidente do Congresso peruano, Leyla Chihuán, em audiência formal, quando foram pontuados os interesses em comum entre o Brasil e ao país vizinho.  Esteve reunido no Congresso da República para promover o relacionamento bilateral e fortalecer os esforços em prol do desenvolvimento e integração das regiões fronteiriças do Peru e do Brasil.

 Acompanhado do governador do Acre, Gladson Cameli, e parlamentares, Marcos Rocha também foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores do Peru, Embaixador Néstor Popolizio, que discutiu assuntos relacionados ao desenvolvimento das áreas fronteiriças. Na ocasião, trocaram ideias sobre medidas que devem ser tomadas em conjunto para incentivar o desenvolvimento sustentável na zona fronteiriça.
 

Governador Marcos Rocha ao lado do ministro das Relações Exteriores do Peru, Embaixador Néstor Popolizio e o governador do Acre Gladson Cameli

Dando sequência à missão no Peru, o governador participou do Encontro Binacional de Governadores da Fronteira Peru-Brasil, com a presença dos governadores peruanos de Madre de Dios e Ucayali, na sede do Ministério das Relações Exteriores do Peru. Na reunião, organizada pela Chancelaria e presidida pelo ministro das Relações Exteriores do Peru, as autoridades regionais realizaram uma sessão de trabalho para promover a integração e o desenvolvimento das áreas fronteiriças, bem como a bem-estar de suas populações.
 
A missão dos parlamentares e governadores brasileiros realizou ainda um encontro com a Câmara Binacional de Integração do Comércio Peru-Brasil (Capebras), que também incluiu representantes da Câmara Nacional de Comércio, Produção, Turismo e Serviços (Perucamaras) e Associação de Exportadores (Adex). Dando continuidade as atividades, a delegação participou de uma sessão de trabalho da Comissão de Comércio Exterior do Congresso Peruano, durante a qual foram discutidas iniciativas para otimizar o intercâmbio, com atenção especial às áreas fronteiriças.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook