Governador toma o partido que pertencia a seu vice
A mudança ocorre após o insucesso das tratativas para uma aliança com o ex-senador Expedito Júnior. O acordo previa a formação de uma chapa majoritária com o prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, como pré-candidato ao governo, tendo o apresentador de TV Everton Leoni como vice
Porto Velho, RO — O cenário político de Rondônia ganhou um novo contorno com a reorganização do Partido da Renovação Democrática (PRD). O governador Marcos Rocha (União Brasil) assumiu o controle da legenda que, até então, era vinculada ao vice-governador Sérgio Gonçalves. A condução política do partido passa a ser exercida sob a articulação direta do Palácio Rio Madeira, tendo como principal referência o atual chefe da Casa Civil, Eliaz Resende, apontado como “longa manus” do governador na legenda.
A mudança ocorre após o insucesso das tratativas para uma aliança com o ex-senador Expedito Júnior. O acordo previa a formação de uma chapa majoritária com o prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, como pré-candidato ao governo, tendo o apresentador de TV Everton Leoni como vice. A proposta não avançou, mas não foi inteiramente descartada: segue em avaliação interna, com a possibilidade de alteração na composição da vice, que pode ser ocupada pelo próprio Eliaz.
Interlocutores da articulação política do governo avaliaram que teve repercussão negativa a divulgação, na imprensa, de uma eventual aliança com o partido de Expedito Júnior. O contexto envolve o fato de que o filho do ex-senador, o ex-deputado federal Expedito Netto, é o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo de Rondônia. Expedito Netto, embora se declare de direita, ganhou projeção nacional ao fazer críticas públicas ao PT durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Paralelamente às movimentações partidárias, o próprio governador Marcos Rocha avalia cenários para 2026. Entre as possibilidades em análise está a de não concluir o mandato no Executivo estadual para disputar uma vaga ao Senado. Nesse desenho eleitoral, sua esposa, Luana Rocha, é citada como possível candidata à Câmara Federal, enquanto o irmão do governador, Sandro Rocha, aparece como nome para a Assembleia Legislativa.
PRD avança em Rondônia e pode liderar bancada na Assembleia
A legenda articula a filiação de mais três parlamentares para disputar vagas na Assembleia Legislativa: Nim Barroso, Gislaine Lebrinha e Rosângela Donadon. Hoje, são filiados Ribeiro do Sinpol, Edevaldo Neves e Pedro Fernandes.
A presidência estadual do PRD em Rondônia é exercida por Anderson Dias, atual secretário adjunto do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER/RO). A tesouraria está sob responsabilidade de Arinaldo José Conceição da Silva, enquanto a secretaria-geral é comandada por Edevaldo Marcolino Neves. Carlos Magno Ramos atua como primeiro-secretário.
A comissão provisória estadual reúne ainda José Ribeiro Pinto Filho, Luis Clodoaldo Cavalcante Neto, Nilton Balbino, Pedro Marcelo Fernandes Pereira e Yale de Souza Jorge.
Com a possível adesão dos três deputados estaduais, o PRD passaria a ter a maior bancada na Assembleia Legislativa de Rondônia.
Gilmar Mendes nega prisão domiciliar a Bolsonaro
Habeas corpus foi impetrado por advogado sem relação com o caso
Hildon mira governo e fala como candidato à sucessão estadual
Depois de analisar com maior profundidade o quadro da disputa, Hildon está retomando os planos iniciais




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook