Governo de Rondônia aprova projeto para promover a exportação de produtos rondonienses

O projeto tem como público-alvo todos os empresários, empreendedores e investidores de Rondônia. A meta é atender 60 empresas no período de 20 meses

Ana Cláudia Barros Fotos: Ana Cláudia Barros e Daiane Mendonça Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 18 de dezembro de 2020 às 15:57
Governo de Rondônia aprova projeto para promover a exportação de produtos rondonienses

O projeto tem como meta aumentar as exportações das pequenas e médias empresas em 10% ao ano

O Governo de Rondônia, através da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) autoriza a utilização de recursos do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (Fider) para a realização do Programa para Desenvolvimento da Exportação no Estado de Rondônia (Procomex).

A aprovação do projeto aconteceu durante a 70ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder) e representantes da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), como uma forma de internacionalização de empresas. 

O Procomex é um projeto da Fiero em parceria com a Sedi, e tem o objetivo de auxiliar empresas com potencial para exportação de produtos, insumos e matéria-prima produzidos no Estado de Rondônia para outros países, buscando o aumento das exportações de pequenas e médias empresas em 10% ao ano.

A meta é atender 60 empresas no período de 20 meses

O projeto tem como público-alvo os empresários, empreendedores e investidores de Rondônia. A meta é atender 60 empresas no período de 20 meses. 

Serão utilizados mais de R$ 700 mil do Fundo para investir no suporte, orientação, desenvolvimento, relacionamentos e realização de conexões entre as empresas.

“A ideia de criar um escritório de exportação surgiu em meio à pandemia, onde percebeu-se que com a crise poderíamos nos reinventar e ajudar os empresários, aproveitar a dificuldade para buscar novas perspectivas através da promoção à exportação”, destacou o superintendente da Sedi, Sérgio Gonçalves.

Já o superintendente da Fiero, Gilberto Baptista, ressaltou que o desejo é trazer uma cara nova ao Estado, em relação ao comércio exterior. “Vamos atender empresários de todos os municípios. O foco é a indústria, mas não está limitado apenas à indústria, vamos atender a todos”, afirmou. 

“O Procomex vem com esta ideia de desenvolver as exportações no Estado de Rondônia, prestando suporte, orientação e desenvolvendo relacionamentos e conexões entre empresas rondonienses e potenciais compradores nacionais e internacionais. Rondônia só tem a ganhar com um projeto criado, pensando em nossos empresários”, enfatizou a coordenadora da Invest Rondônia, Suéllen Lemos.

Durante a reunião, o vice-governador de Rondônia, José Jodan, destacou que o Procomex irá fortalecer os pequenos agricultores tornando o Estado mais competitivo. “Esse projeto vai alavancar a economia de Rondônia”, finalizou.  

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

CNJ publica painel de projetos institucionais

CNJ publica painel de projetos institucionais

O Painel de Projetos apresenta informações sobre os 33 projetos institucionais em andamento, incluindo alguns dados, como objetivo estratégico do CNJ, temáticas, entregas realizadas até o momento e percentual de execução de cada um

Evento trata de ouvidorias e a Lei de Acesso à Informação
CNJ

Evento trata de ouvidorias e a Lei de Acesso à Informação

De acordo com o corregedor-geral da União, Gilberto Waller Junior, há nove anos a LAI muda o paradigma de um Estado proprietário das informações acerca de seu funcionamento para um modelo que serve ao cidadão, aberto à vigilância da sociedade