Governo ignora lideranças da PM e movimento grevista cresce em Rondônia

Quartéis de três cidades foram fechados neste sábado por mulheres de PMs e bombeiros; Governo diz que conversará segunda com a categoria

Tudorondonia/Foto: Divulgação
Publicada em 12 de junho de 2021 às 16:59
Governo ignora lideranças da PM e movimento grevista cresce em Rondônia

Aumentou neste sábado o movimento de mulheres de policiais e bombeiros militares em protesto, na frente dos quartéis, por melhores salários para a categoria, que exige mais de 20% de reajuste, enquanto o Governo oferece 8% somente a partir do próximo ano.

Até às 16 horas , os quartéis de Porto Velho, Jaru e Ji-paraná eram alvos de protestos das mulheres, que montaram acampamento na frente dos prédios.

O objetivo, caso o Governo não ceda, é impedir a saída de policiais e bombeiros dos quartéis, já que eles não podem fazer greve,  mas aproveitariam o movimento das esposas para justificar uma paralisação ou imobilização da categoria.

Este tipo de movimento grevista na PM tem tomado corpo em todo o Brasil com apoio do presidente Jair Bolsonaro.

Somente a partir da próxima segunda-feira é que o Governo do Estado se reunirá com as esposas dos PMs e Bombeiros para tentar resolver a situação, mas até esta sexta as autoridades vinham ignorando as lideranças da categoria: o ex-deputado estadual Jesuíno Boabaid e sua mulher, a advogada e ex-vereadora Ada Dantas, ambos da Assfapom - Associação dos Familiares e Praças da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia. Jesuíno é o presidente da entidade e sua mulher, vice. É o casal que está à frente do movimento.

Na sexta-feira, por exemplo, Integrantes do Ministério Público de Rondônia e do Ministério Público de Contas estiveram reunidos com o Comando da Polícia Militar do Estado para tratar de “assuntos relacionados à valorização do policial militar, panorama da carreira, defasagem salarial e outras demandas da corporação. O encontro ocorreu em um momento de deflagração de movimentos reivindicatórios da categoria”.

A reunião foi conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, e teve a presença do Comandante da PM, Coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida, e do Corregedor-Geral, Coronel José Carlos da Silva Júnior. Também esteve presente o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Adilson Moreira Medeiros, entre outras autoridades.

 Ocorre que os principais interessados – soldados, cabos e sargentos ou seus representantes – não estavam presentes. E da reunião destas autoridades não saiu nada de concreto para impedir uma possível greve.

Neste sábado, com o recrudescimento do movimento de protesto,  o Governo Marcos Rocha acenou com a possibilidade de se reunir com a  a categoria na segunda-feira, mas não especificou com quem esta discussão será travada.

Comentários

  • 1
    image
    Agnaldo Marinho rocha 12/06/2021

    O tal do traidor é difícil em!!! Marcos Rocha ou judas iscariotes?

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook