Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Mais de 600 professores e gestores participaram do maior evento de educação na capital

Géri Anderson Foto: Wesley Pontes
Publicada em 24 de novembro de 2021 às 14:38

Congresso reúne professores e gestores da educação municipal Congresso reúne professores e gestores da educação municipal

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares para discutir e planejar o avanço do ensino infantil e fundamental no município. Na ocasião, o prefeito anunciou bonificação de fim de ano aos professores.

O congresso foi marcado pelo debate do tema “Desafios da Educação: Novos caminhos de aprendizagem para a equidade e qualidade”, além de homenagem ao educador Paulo Freire, que completaria 100 anos em 2021.

A programação foi planejada para dois dias e contará com apresentações, rodas de conversas, palestras, debates, troca de experiências e premiação dos vencedores do concurso “Boas Práticas” nas escolas municipais. Os eixos temáticos giram em torno das causas sociais sutis, saúde mental, alfabetização, educação inclusiva, recomposição da aprendizagem pós-pandemia, entre outros.

Centenas de professores, diretores, orientadores educacionais e supervisores em educação estiveram presentes na abertura do congresso.

Prefeito Hildon Chaves anunciou bonificação de fim de ano aos professoresPrefeito Hildon Chaves anunciou bonificação de fim de ano aos professores

Durante a solenidade de abertura, o prefeito Hildon Chaves parabenizou a todos os presentes e lembrou que a atual gestão vem priorizando a educação como um dos principais pontos para o desenvolvimento do município.

“Dez dias após o fechamento das escolas, nós já estávamos fazendo educação de forma remota. Agimos de forma rápida e parabenizo a todos os servidores da educação por isso.”, agradeceu.

O prefeito falou ainda sobre os investimentos na educação infantil e fundamental, entre eles a aquisição de 146 ônibus escolares, programas de formação como o Alfabetiza Porto Velho, investimento na construção de escolas, além de cursos de mestrado e doutorado para os professores do município. A estimativa é de que R$ 3 milhões sejam aplicados nas formações.

O destaque do primeiro dia foi o anúncio da bonificação de final de ano a todos os professores atuantes em sala de aula. O feito foi conseguido pela Prefeitura junto à Câmara de Vereadores e o Tribunal de Contas de Rondônia. O valor será de R$ 2.800,00 reais para cada contrato.

Gláucia Negreiros, secretária municipal de educaçãoGláucia Negreiros, secretária municipal de educação

“Os professores merecem essa conquista pelo empenho e desafio a que se propuseram no momento mais crítico para a educação mundial”, finalizou Hildon Chaves.

A secretária municipal de educação, Gláucia Negreiros, agradeceu o trabalho de todos os professores e lembrou que a secretaria passou a estar mais próxima das escolas, acompanhando de perto os processos de reformas das unidades rurais e urbanas.

“Estamos compensando os prejuízos educacionais que a pandemia trouxe aos nossos alunos, através do programa “Avalia Porto Velho”, que vai nos dar um diagnóstico sobre a aprendizagem das crianças. Vamos buscar resultados positivos no IDEB. Mesmo diante de todos os desafios, iremos celebrar essa vitória da educação em Porto Velho, seguindo com nossas metas e com as temáticas que serão discutidas e refletidas durante esse congresso”, afirma a secretária.

O V Congresso Municipal de Educação conta com o apoio do Sebrae e UNIR, e está sendo realizado no auditório da Unopar. A programação segue até às 17 horas da próxima quinta-feira (25).

Comentários

  • 1
    image
    Carlson Lima 24/11/2021

    É triste ver o que governo do estado não tem propostas que beneficiem os profissionais do ensino. Parabéns Prefeito Hildon Chaves pela bonificação aos professores, mas a mesma, deveria ser estendida a todos os profissionais do ensino.

  • 2
    image
    Alex Silva 24/11/2021

    Impressionante como a escola é formada apenas pelos professores, e o pessoal de apoio? Cuidadores (as) de alunos, secretárias (os),.pessoal da merenda e da limpeza que atuaram (alguns) presencialmente nas escolas (secretarias não fecharam) durante a pandemia? Escola é uma equipe, não existe professor em sala de aula sem supervisores e orientadores, crianças especiais são acompanhadas por cuidadores, merendeiras garantem as refeições e as salas e dependências da escola tem que estar limpas e higienizadas para as crianças poderem ter aulas...

  • 3
    image
    Alex Silva 24/11/2021

    Impressionante como a escola é formada apenas pelos professores, e o pessoal de apoio? Cuidadores (as) de alunos, secretárias (os),.pessoal da merenda e da limpeza que atuaram (alguns) presencialmente nas escolas (secretárias não fecharam) durante a pandemia? Escola é uma equipe, não existe professor em sala de aula sem supervisores e orientadores, crianças especiais são acompanhadas por cuidadores, merendeiras garantem as refeições e as salas e dependências da escola tem que estar limpas e higienizadas para as crianças poderem ter aulas...

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook