Hospital Regional passa a ser abastecido com rede de água tratada

Mais de 3 mil pacientes são atendidos por mês na unidade de saúde

Assessoria/Aegea RO
Publicada em 23 de janeiro de 2023 às 16:05
Hospital Regional passa a ser abastecido com rede de água tratada

Para beneficiar ainda mais a população ariquemense, proporcionando a melhora nos índices da saúde pública do município, o Hospital Regional de Ariquemes passou a ser abastecido com rede de água tratada. As obras de interligação dos sistemas foram finalizadas neste último domingo (22.01). As instalações de saúde pública do entorno como: Unidade Básica de Saúde (UPA), Casa de Parto e Laboratório já são atendidas pelo sistema de distribuição de água e agora o Hospital Regional também conta com este benefício.

Esta ação reforça a atuação na saúde preventiva e segurança para pacientes e funcionários, que agora utilizam somente água da rede pública de abastecimento em todas as atividades, principalmente porque em 2019, uma pesquisa realizada pela Funasa, em parceria com a AGEVISA, Vigilância Sanitária e Agência e Agência Municipal de Regulação atestaram que 96% dos poços amazônicos analisados estavam contaminados por coliformes totais, e 67% pela bactéria Escherichia Coli (e-coli) que podem provocar doenças como febre tifoide, cólera, diarreias, esquistossomose e até hepatite.  

Raquel Velasques, diretora responsável do hospital, comenta que além de incentivar a população sobre a importância da água tratada, a conexão do hospital ao sistema, proporciona tranquilidade, pois o abastecimento ocorre de forma contínua.  “Em vários momentos a bomba do poço quebrava ou sofria danos na parte elétrica, agora não passaremos por estes transtornos, estamos felizes com o abastecimento da águas, tendo a certeza da qualidade do serviço oferecido”, finalizou.

Além da ampliação na rede de abastecimento para atender ao hospital, a concessionária instalou modernos equipamentos para regular a pressão e a distribuição de água de acordo com o consumo das regiões. A medida reduz a ocorrência de vazamentos na rede e a perda da água tratada durante a distribuição, beneficiando diretamente as instalações de saúde da região.

A água distribuída pela concessionária passa por um rigoroso controle de qualidade e atende a todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que determina os padrões de qualidade para consumo humano no Brasil. O monitoramento de qualidade da água na concessionária começa desde a captação, passando pelo tratamento e distribuição, até chegar aos imóveis e estabelecimentos comerciais do município.

Parâmetro de qualidade

Desde que a Águas de Ariquemes assumiu os serviços de água e esgoto, em novembro de 2016 a empresa tem investido de modo contínuo em tecnologia para modernização dos sistemas. Investimentos que geram desenvolvimento no município, qualidade de vida e melhora nos indicadores de saúde pública.

Em Ariquemes, por mês, são realizadas mais de 7.800 análises para controle de qualidade da água. Nos testes, são analisados turbidez, cloro residual livre (CRL), cor, coliformes totais (CT), Ph e Escherichia Coli (E. Coli). O objetivo dessa análise é manter o compromisso de entregar um serviço de qualidade ao consumidor e, assim, preservar o respeito com a população. Estes dados podem ser acompanhados no sistema da vigilância sanitária do município, e no site de controle federal Sisagua e Vigiagua.

Tecnologia aplicada ao saneamento

Com o propósito de identificar inconformidades e antecipar soluções, a Águas de Ariquemes também tem investido na automação dos sistemas de água. No Centro de Controle Operacional – CCO instalado pela Águas de Ariquemes é possível acompanhar os níveis dos reservatórios, volume de captação, tratamento e distribuição, e ainda, existem   mais de 50 pontos de pressão que monitoram, indicando em tempo real todo o sistema de abastecimento de água da cidade, telemetria.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook