Indigestão: mitos e verdades

E quando a pessoa faz um esforço físico intenso logo após a refeição, como correr ou nadar, esse sangue acaba sendo distribuído também para os músculos e outras partes do corpo, podendo causar congestão alimentar, a popular indigestão".

Mayara Toni
Publicada em 01 de fevereiro de 2019 às 15:36
Indigestão: mitos e verdades

Você provavelmente já ouviu dizer que entrar na piscina (ou no mar) logo depois de comer faz mal. Mas será que isto é realmente verdade?

De acordo com Rogério Alves, gastroenterologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, a resposta é sim. Segundo o especialista, "logo após a ingestão dos alimentos há um aumento da concentração sanguínea na região do aparelho digestivo para facilitar a absorção dos nutrientes. E quando a pessoa faz um esforço físico intenso logo após a refeição, como correr ou nadar, esse sangue acaba sendo distribuído também para os músculos e outras partes do corpo, podendo causar congestão alimentar, a popular indigestão".

Para ajudar você a se prevenir, o médico esclarece outros mitos e verdades sobre a indigestão.

Indigestão mata 

Mito. Ninguém morre de indigestão. Os sintomas mais comuns são tontura, mal-estar, vômito e desmaio. O que pode trazer risco de morte é a pessoa ter um desses sintomas durante alguns tipos específicos de atividade física Se o indivíduo desmaiar enquanto estiver nadando, por exemplo, poderá se afogar e, consequentemente, morrer. 

Tomar banho depois das refeições pode causar congestão

Mito. Por não caracterizar exercício intenso, o banho não afeta a digestão e, portanto, não causa congestão alimentar.  

Caminhar após a refeição ajuda na digestão

Verdade. Caminhadas curtas estimulam o metabolismo, auxiliando no processo digestivo e contribuindo para reduzir possíveis desconfortos estomacais como a barriga inchada. Além disso, caminhar ajuda a gastar calorias e a manter a forma.

É permitido fazer atividade física 30 minutos depois da refeição

Mito. As atividades físicas intensas devem ser feitas somente duas horas depois das principais refeições (almoço ou jantar). Em casos de refeições mais leves como um lanche, por exemplo, esse tempo pode diminuir em uma hora. O tipo de alimentação também pode interferir, já que os carboidratos são digeridos mais rapidamente que proteínas e gorduras.

É importante ressaltar que se os sintomas da indigestão não desaparecerem no período de uma hora, o ideal é que a pessoa se dirija a um pronto-socorro. 

Sobre a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas e consultórios de diversas especialidades médicas que atua de forma integrada com os demais serviços da BP; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook