InovaMPF: Política de Inovação Sustentável do MPF promove desburocratização dos serviços

Documento visa promover a cultura da inovação voltada para resultados práticos, com foco na valorização de pessoas e no desenvolvimento sustentável.

PGR / Arte: Secom/PGR
Publicada em 28 de janeiro de 2019 às 15:45
InovaMPF: Política de Inovação Sustentável do MPF promove desburocratização dos serviços

O Ministério Público Federal (MPF) entrou definitivamente na era da inovação. Nessa sexta-feira (25) a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e o secretário-geral do MPF, Alexandre Camanho, assinaram a Política de Inovação Sustentável do órgão – a InovaMPF. O objetivo principal é promover a desburocratização dos serviços, por meio do uso de novas tecnologias e de  soluções ágeis para problemas corriqueiros.

Raquel Dodge destacou os valores que a InovaMPF traz como uma política inédita no serviço público brasileiro. “A inovação no âmbito do MPF vem para desafiar nossas metodologias usuais de trabalho, visando a mudanças significativas para a instituição e também para a sociedade,” pontuou. A política traz como valores a diversidade, a inclusão, a cidadania ativa, a criatividade e a colaboração.

A procuradora-geral também chamou a atenção para a visão holística da InovaMPF em duas áreas fundamentais, que necessitam de atenção dos gestores no serviço público. Segundo ela, inovação e sustentabilidade precisam estar na agenda institucional, por serem essenciais à promoção de uma gestão mais eficiente, qualitativa, com menos dispêndio de recursos e mais respeito ao cidadão e ao meio ambiente.

O secretário-geral do MPF, Alexandre Camanho, explicou que a Portaria 33 de 24 de janeiro de 2019 promove a cultura da inovação voltada para resultados práticos, de forma colaborativa, com foco na valorização de pessoas e no desenvolvimento sustentável, visando a uma melhoria contínua nos processos de trabalho. “As mudanças trazidas terão como foco o tripé da sustentabilidade: além de economicamente viáveis, elas devem perdurar, estar alinhadas com a proteção do meio ambiente e com o benefício social”, acrescentou.
Segundo Camanho, a Secretaria-Geral (SG) será a responsável pela formulação, execução, estabelecimento de parcerias e coordenação de planos de trabalho, bem como consultoria sobre temas que envolvam inovação no âmbito do MPF. Para isso, foi criada, em julho de 2018, a Assessoria de Sustentabilidade e Inovação (ASI) na estrutura da SG. À ASI caberá incentivar e disseminar a implementação de iniciativas inovadoras de gestão que contribuam para a melhoria dos serviços públicos prestados pelo MPF. A assessoria também coordenará a Rede InovaTime, formada pelos Comitês de Inovação da PGR e das demais unidades.

Inovatimes – Cada InovaTime atuará conjuntamente para a evolução de uma governança em rede no MPF. As unidades terão o prazo de 90 dias, a contar da publicação da portaria, para implementar seus Comitês de Inovação. É importante salientar que a participação dos servidores no desenvolvimento e na execução de projetos e programas vinculados à ASI será registrada em seus assentamentos funcionais.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook