Inscrições para curso gratuito de Licenciatura em Educação do Campo encerram no domingo, dia 5

É ofertado presencialmente no Campus UNIR de Rolim de Moura e oferece 60 vagas para ingresso em fevereiro de 2023

Ascom/UNIR
Publicada em 03 de fevereiro de 2023 às 14:58
Inscrições para curso gratuito de Licenciatura em Educação do Campo encerram no domingo, dia 5

Encerram no próximo domingo, dia 5 de fevereiro, as inscrições para participar do Processo Seletivo (PS) para ingresso no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente de forma online por meio deste link (clique aqui para acessar). O curso de Educação do Campo é totalmente gratuito e destinado especialmente a pequenos agricultores, mas também às mais diferentes populações campesinas como pescadores, pequenos extrativistas, quilombolas, entre outros. É ofertado presencialmente no Campus UNIR de Rolim de Moura e oferece 60 vagas para ingresso em fevereiro de 2023. 

Todas as informações referentes ao PS Educação do Campo, incluindo o edital e anexos, estão disponíveis no portal de Processos Seletivos da UNIR, ou diretamente no link https://processoseletivo.unir.br/certame/exibir/317. No mesmo link estão disponíveis informações sobre a reserva de vagas para alunos cotistas – há vagas reservadas de acordo com a renda familiar, para candidatos que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas, e para pessoas pretas, pardas, indígenas e/ou com deficiência (PCD). 

Inscrições e seleção

No ato da inscrição, além de preencher o formulário eletrônico, o candidato deverá também responder o questionário socioeconômico e já realizar as duas etapas do processo de seleção, que é composto por cinco questões de múltipla escolha e por uma redação sobre o tema “Por que desejo cursar a graduação de Licenciatura em Educação do Campo?”.

Sobre o curso

O curso de Licenciatura em Educação do Campo objetiva formar professores para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em consonância com a realidade socioeconômica e cultural específica das populações do campo, nas habilitações: Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Dessa forma, o público a que se destina o curso é composto por jovens e adultos de comunidades do campo, professor em exercício em escolas do campo - com ou sem formação superior, assentados e acampados da reforma agrária, ribeirinhos, pequenos agricultores, remanescentes de quilombolas, indígenas, seringueiros, pescadores, pequenos produtores, assalariados do campo, dentre tantos outros camponeses.

Em função de suas características, o curso possui um processo seletivo próprio e também tem calendário próprio para realização das atividades acadêmicas. A formação é ministrada em regime de alternância e desse modo irá se constituir em dois tempos educativos: o tempo Universidade (TU) e o Tempo Comunidade (TC). Quando das atividades, seja na universidade ou na comunidade, a dedicação é integral, e o funcionamento se dá no sistema de semi-internato. Ao final do curso são conferidas duas titulações aos egressos, de acordo com o percurso formativo de cada um: Licenciado(a) em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza, ou Licenciado(a) em Educação do Campo com habilitação em Ciências Humanas.

Acesse aqui a página do Curso de Educação do Campo.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook