Instituto Votorantim realiza em São Paulo amplo painel sobre a educação brasileira

O programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), realizado pelo Instituto, reunirá especialistas e 104 secretários municipais de ensino de 18 Estados

Assessoria
Publicada em 10 de fevereiro de 2020 às 14:51
Instituto Votorantim realiza em São Paulo amplo painel sobre a educação brasileira

São Paulo, 10 de fevereiro de 2019 - O Instituto Votorantim realiza nesta semana, em São Paulo, amplo painel sobre a educação brasileira, uma rara oportunidade de debater em profundidade esse tema fundamental para o desenvolvimento do país. Nos dias 11 e 12 (terça e quarta-feira), o Instituto promove, no Novotel Anhembi, na Zona Norte da cidade, a Oficina de Pactuação do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), com a participação de especialistas de prestígio e de 104 secretários municipais de educação, de 18 Estados - representando todas as regiões do país -, que participaram da iniciativa no ano passado e seguirão no programa neste ano.

O encontro é o pontapé inicial das atividades do PVE em 2020 e contará com a participação dos secretários de educação das cidades participantes do programa. No evento, serão analisados os resultados alcançados pelos municípios em 2019 e também serão estruturados os planos para 2020, com foco nas prioridades no campo da educação em cada município.

A ex-ministra, ex-secretária de Cultura do Estado de São Paulo e ex-secretária de Educação da cidade do Rio de Janeiro Claudia Costin apresentará um dos painéis do encontro, que abordará os desafios e as perspectivas da educação brasileira, especialmente em um ano de eleições. Costin é também ex-diretora global de Educação do Banco Mundial e professora convidada da Harvard University. Especialista em gestão escolar, Carlos Sanches será responsável por outro painel do evento, com foco na importância da sólida atuação dos secretários de ensino para a melhoria da educação municipal. Sanches pertence à rede Conviva, organização ligada à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O PVE, que completou 11 anos de existência em 2019, contribui para a melhoria da educação pública, com ações de mobilização social e de fortalecimento da gestão pública e escolar, e está alinhado ao quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que prioriza a educação de qualidade. Nesse quesito, o projeto visa a assegurar a educação inclusiva, quantitativa e de qualidade. A estratégia é, de um lado, engajar a população, fortalecendo a demanda por uma educação pública de qualidade e, de outro, qualificar a gestão escolar e educacional.

As atividades do PVE nos municípios são compostas por quatro momentos de formação presencial, com foco na gestão escolar (coordenadores e diretores de escolas) e na gestão educacional (secretarias de educação). Também são realizadas, durante todo o ano, ações a distância e de mobilização social.

A principal estratégia de mobilização adotada pelo programa em 2019 foi o uso das redes sociais. Foram criados grupos no Facebook para cada um dos municípios participantes. Para se ter uma ideia o poder aglutinador das escolas, dos 104 grupos criados, dez reúnem mais de 1.000 pessoas. Cidade da região do Vale do Paraíba, em São Paulo, Jacareí possui o maior grupo, com 3.027 participantes. Em segundo lugar, vem o município de Apiúna (SC), com 2.404 pessoas no grupo. Detalhe: enquanto o município paulista tem 187 mil habitantes, o catarinense tem pouco mais de 10 mil. Ou seja, quase 3 a cada 10 moradores da cidade estão engajados nessa ação.

Com metodologia própria, desenvolvida pelo Instituto Votorantim, o PVE acompanha a evolução dos municípios participantes durante todo o ano, com base em uma matriz de competências. A avaliação prevê quatro níveis de desenvolvimento: frágil, em consolidação, consolidado e robusto.

Entre os resultados que serão apresentados na Oficina de Pactuação, está o de que 75% dos 104 municípios registraram avanços no desempenho de suas escolas e estudantes. Mais quatro cidades atingiram o nível Robusto: Jacareí (SP), Juquitiba (SP), Pedro Canário (ES) e Ribeirão Claro (PR). Em números gerais, o PVE envolveu 104 escolas de 18 Estados no ano passado, mobilizando 21.454 pessoas e impactando outras 547.949, distribuídas em 1.227 escolas.

No fim da tarde do dia 11, os nove municípios mais bem avaliados serão premiados nas três categorias correspondentes às frentes de trabalho (Gestão educacional, Estão Escolar e Mobilização Social) do programa, divididos entre as cidades com até 20 mil habitantes e cidades com mais de 20 mil pessoas. Além desses nove, dois municípios serão reconhecidos como Destaques Nacionais, ou seja, são aqueles que mais evoluíram nas três frentes do programa, de maneira consolidada. Os secretários e técnicos de educação dessas cidades serão presenteados com uma viagem formativa internacional, com local a definir. Em 2019, os vencedores do Destaque Nacional puderam conhecer o sistema educacional da Finlândia.

Sobre o Instituto Votorantim

Criado em 2002, o Instituto Votorantim é o núcleo de inteligência social das empresas investidas da Votorantim S.A. e trabalha com geração de valor compartilhado. Isso significa promover benefícios sociais cada vez mais significativos e duradouros nas localidades de atuação da Votorantim, gerando um ambiente propício para a operação sustentável dos negócios.

A atuação do Instituto prioriza conhecer os atuais desafios dessas regiões para entender quais são as soluções de longo prazo para a sociedade e identificar oportunidades e riscos para os negócios. A partir desse diagnóstico, são elaborados estratégias e projetos para promover o desenvolvimento social, e, ao mesmo tempo, ampliar a competitividade das empresas.

Em 2018, o Instituto ajudou a implementar 200 ações, totalizando R﹩ 123 milhões movimentados, em 160 municípios do Brasil, da Colômbia, da Argentina e do Peru.

Além do PVE, o portfólio de programas inclui o Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA), dedicado a crianças em situação de vulnerabilidade social; o Apoio à Gestão Pública (AGP), que investe na qualificação das cidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); o programa ReDes, que se dedica a fortalecer a economia de cidades de baixo desenvolvimento; o Encadeamento Produtivo, voltado para pequenas e micro empresas; e ainda os programas Qualificação das Organizações, Soluções de Participação Comunitária, Voluntário Corporativo e Engajamento com Partes Interessadas - Engaja!, este último direcionado à mediação de conflitos, entre outras atividades.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas investidas da Votorantim no planejamento e execução de ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável. Atuando a partir da premissa de que empresas e comunidades devem evoluir em sinergia, o Instituto ajuda a promover o desenvolvimento social integrado à estratégia dos negócios, em uma lógica de geração de valor compartilhado. O Instituto desenvolve programas e projetos nas áreas de educação, geração de trabalho e renda, apoio à gestão pública, voluntariado, qualificação de organizações e garantia de direitos infanto-juvenis. Ao longo de 2017, o Instituto Votorantim co­laborou para direcionar cerca de R$ 127,1 milhões de investimentos em projetos que beneficiam direta e indiretamente mais de 860 mil pessoas em 144 municípios do Brasil, Colômbia, Argentina e Peru.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook