Interesse Público mostra trabalho do MPF para garantir compensações a moradores afetados pela usina de Jirau, em Porto Velho (RO)
Esse e outros destaques vão ao ar nesta sexta-feira (25), na TV Justiça e no Canal MPF, no YouTube
Nesta semana, o programa Interesse Público (IP) começa com depoimentos de moradores impactados pela usina hidrelétrica (UHE) de Jirau. Eles afirmam não ter recebido nenhuma compensação e sofrem com a falta de apoio. Pensando nisso, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou que não seja autorizado o aumento do período de operação da cota de inundação de 90 metros. Isso só deve ocorrer depois de a usina providenciar compensações às comunidades pesqueiras do distrito de Abunã.
Às vésperas do Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho, o IP celebra o primeiro ano de lançamento da Unidade Nacional de Enfrentamento do Tráfico Internacional de Pessoas e do Contrabando de Migrantes (UNTC). O grupo centraliza as investigações e ações judiciais relacionadas a essas práticas e fortalece a cooperação jurídica com outros países, para desarticular organizações criminosas transnacionais.
Em Sergipe, o MPF trabalha para garantir o cumprimento de um contrato que prevê a construção de uma escola de tempo integral na Vila Quilombola, que fica no município de Canindé de São Francisco. Isso porque a gestão municipal pretendia retirar a escola do território da Comunidade Quilombola Rua dos Negros e implantá-la na zona urbana do município.
Outros destaques - Em Brasília, reportagem mostra casos emblemáticos que marcaram a história da Secretaria de Cooperação Internacional do MPF (SCI), que completa 20 anos em 2025. Alguns exemplos são a Operação Lava Jato, a recuperação de fósseis contrabandeados e a repatriação de sangue de antepassados dos indígenas Yanomami. E no Pará, a equipe do IP fala sobre uma decisão da Justiça que garante abrigo digno aos indígenas Warao em situação de migração ou refúgio na capital, Belém. A decisão é fruto de ação civil pública ajuizada pelo MPF.
Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por diversas emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode assistir pelo Canal do MPF no YouTube.
Após recomendação do MPF, AGU propõe ao Conama cadastro nacional de escavadeiras para conter garimpo ilegal
Alinhada às medidas recomendadas pelo MPF, proposta visa aprimorar a fiscalização sobre o maquinário que alimenta a atividade criminosa
TRT-14 realiza balanço de ações e aponta avanços no cumprimento das metas correicionais
Reunião com gestores(as) apresentou panorama positivo e destacou providências implementadas após as orientações da Corregedoria-Geral
Rondoniense Leandro Cavichioli estreia 'Bregão do Pedreiro' com paixão, sofrência e sucessos
Projeto audiovisual com oito faixas já se destaca nas plataformas digitais




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook