Ipem intensifica fiscalização em postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais de Rondônia

Dezessete municípios já passaram por fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia

Alexandre Almeida Fotos: Alexandre Almeida Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 20 de abril de 2021 às 10:28
Ipem intensifica fiscalização em postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais de Rondônia

No levantamento, Cacoal aparece em primeiro lugar com 28 bombas medidoras reprovadas

O Governo de Rondônia, por meio do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem) fez um balanço das fiscalizações realizadas no Estado no período de 1º de março a 19 de abril. De acordo com o levantamento, 120 bombas medidoras de combustível foram reprovadas; nove balanças comerciais de supermercados, seis impressoras de etiquetas de preços, apresentaram oito irregularidades na aferição do volume de combustível.

A ação do Ipem tem o objetivo de evitar que o consumidor seja lesado no ato da compra de determinadas mercadorias, seja em supermercados, postos de combustível, indústrias e demais estabelecimentos comerciais. Nas fiscalizações em postos de combustíveis em Rondônia, a cidade de Cacoal aparece em primeiro lugar com 28 bombas medidoras reprovadas, seguido por Ouro Preto do Oeste com 21 reprovações; e Ji-Paraná com 18 irregularidades. Dentre as irregularidades apresentadas estão: vazão baixa da bomba, bombas com LED queimado além de mangueiras quebradas.

Nas ações em balanças comerciais, foram constatadas oito infrações no município de Ji-Paraná e uma irregularidade em Vale do Paraíso. Já os problemas encontrados em impressoras de etiquetas de preços foram encontrados todos em Ji-Paraná. “Estamos intensificando o trabalho, realizado e mantendo as fiscalizações de rotina. Dessa forma estamos garantindo que se cumpram as normas do Instituto de Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), assim como atendendo à solicitação do governador, coronel Marcos Rocha, de garantir que o consumidor possa levar o que realmente está comprando, o que está inserido nas embalagens em cada estabelecimento”, destacou o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto.

Até o momento, 17 municípios do Estado já foram fiscalizados pelas equipes do Ipem, dentre eles: Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Candeias do Jamari, Cujubim, Itapuã do Oeste, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Presidente Médici, Rio Crespo, Urupá, Vale do Paraíso e Vilhena.

As fiscalizações do Instituto cumprem todos os requisitos de segurança contra a covid-19, com as equipes mantendo o distanciamento necessário, utilizando máscaras faciais e álcool gel. O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 647 7277.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook