Já ouviu falar do turismo de luxo?

Existe um mercado milionário especializado nesse público, que quer mordomia e preza pela experiência diferenciada. Veja alguns dos destinos mais famosos

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 01 de dezembro de 2021 às 11:15
Já ouviu falar do turismo de luxo?

Além das paisagens naturais paradisíacas, sabe aquele hotel que parece saído de uma cena de cinema? O turismo de luxo tem todo tipo de ostentação para quem pode viajar com muito mais conforto, mas também glamour e muitas facilidades.

Essa é uma área que cresceu durante a pandemia e especialistas do setor dizem que deve crescer ainda mais. Com as restrições impostas pela pandemia, mais gente passou a procurar por roteiros personalizados ou por experiências únicas, características desse tipo de turismo.

Uma das características que definem o turismo de luxo é justamente o quanto se gasta. Para você ter uma ideia, essa área é responsável por cerca de 25% da renda do turismo em todo o globo, mas por apenas 3% dos viajantes. Ou seja, pouca gente pode, mas essa gente gasta muito.

A outra característica desse tipo de turismo é o que já falamos acima: a experiência. Essas pessoas estão até dispostas a pagar o preço que for, mas querem viver uma imersão total, de preferência em destinos autênticos ou que poucas pessoas possam pagar para estar.

Um dos objetivos da maioria das pessoas que buscam pelo turismo de luxo é o de serem diferenciadas. O outro é o máximo conforto, com todas as facilidades possíveis. Por isso, os locais especializados nesse público costumam oferecer todo tipo de mordomia, de café da manhã na cama a barco privativo.

Máxima personalização é tendência

Já falamos que esse tipo de turista busca por uma experiência única, mas você talvez não tenha entendido que, em alguns casos, estamos falando literalmente. Isso porque a personalização máxima é uma das tendências mais fortes do setor, que oferece até especialistas para fazer uma curadoria especial para cada um.

Outra demanda que está em alta é a sustentabilidade. Esses consumidores especiais estão cada vez mais cientes de suas responsabilidades socioambientais e estão dispostos a pagar por isso. Assim, valorizam locais com políticas específicas com esse fim e até pagam pela pegada de carbono de suas passagens aéreas.

Mesmo que postar fotos únicas desses destinos exclusivos seja um luxo, muitos desses turistas procuram também por roteiros com a proposta de “detox” virtual. Tudo para que a experiência de conexão com a natureza ou a cultura local seja a mais intensa possível.

Outra tendência são as estadias mais longas, que ganharam espaço com a popularização do home office e homeschooling. Vários hotéis de luxo investiram nas instalações para receber esse público que quer — e pode — ficar mais tempo nos destinos paradisíacos onde estão instalados.

Alguns destinos ostentação

Vários destinos, nacionais e internacionais, são especialistas em receber esse público, que quer tudo imediatamente pode pagar por isso. 

No Brasil, alguns dos destinos mais famosos por serem luxuosos e caros são Fernando de Noronha, Búzios e Jericoacoara. Em Santa Catarina, a cidade de Governador Celso Ramos oferece até opção de ilha particular. Jurerê, em Florianópolis, também é conhecida pelo turismo de luxo.

Mas os viajantes de luxo também amam o exterior, incluindo destinos remotos e isolados, como algumas regiões da Patagônia. Mas eles também amam algumas cidades famosas pelo glamour, como Paris ou Nova York. Como essas pessoas têm dinheiro, esses destinos de compras sempre terão seu lugar.

Os Alpes Suíços são outro destino muito procurado pelos turistas mais ricos. Os Emirados Árabes Unidos também fazem sucesso com esse público. Dubai tem alguns dos restaurantes e hotéis mais caros do mundo, justamente por serem especializados no turismo de luxo e oferecerem experiências únicas.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook