Jardim Botânico de Nova York abre exposição dedicada a Burle Marx

O projeto foi executado por Raymond Jungles, arquiteto paisagista de Miami, Flórida

Tudorondonia
Publicada em 05 de julho de 2019 às 17:08
Jardim Botânico de Nova York abre exposição dedicada a Burle Marx

Uma exposiçãoem homenagem aos jardinsdeBurle Marx está em cartaz no Jardim Botânico de Nova York, nos Estados Unidos. A mostra de verão intitulada “Moderna Brasileira: A arte viva de Roberto Burle Marx”, celebra a arte doreconhecido arquiteto paisagista, explorador de espécies tropicais, nesta monumental instalação tridimensional, a maior da história do NYBG.

O espetáculo expansivo, que ocupa a seção “Modernist Garden” (Jardim Modernista), combina o trabalho de design de paisagens de Burle Marx com uma galeria de pinturas, desenhos e tecidos que revelam a conexão da sua prática artística e o compromisso dapreservação ambiental. O projeto do “Jardim Modernista” foi executado por Raymond Jungles, arquiteto paisagista de Miami, Flórida, que tem no seu trabalho influências do mexicano Luis Barragán e do próprio Roberto Burle Marx.

O Jardim Modernista foi plantado em uma parte do Conservatory Lawn, do NYBG, local onde o asfalto remete às calçadas de Burle Marx na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Os caminhos entre canteiros curvilíneos levamos visitantes a uma praça aberta com um grande lençol de água e, ao fundo,um enorme painel esculpido em relevo. A paleta de plantas com mais de 80 espécies inclui bromélias, orelhas de elefante e anuários coloridos, além das palmeiras brasileiras e caribenhas, importadas da Flórida.

“As plantas deviam parecer como se estivessem aqui há muito tempo. Tentamos usar algumas das palmeiras favoritas de Roberto, como a Copernicia Baileyana de Cuba e o coqueiro, nativo do Brasil, assim como a palmeira dos Everglades na Flórida”, explicou Jungles. “As palmeiras chegaram tristes e encharcadas no maio mais frio e chuvoso dos últimos tempos em Nova York, mas se adaptaram divinamente e já estão crescendo”, comemorou Todd Forrest, vice-presidente de horticultura e coleções vivas do Jardim Botânico de NY.

“Isto é uma loucura, é a maior exposição que já fizemos, mas de alguma forma se encaixa perfeitamente com a ‘joie de vivre’ de Burle Marx, seu espírito maior que a vida”, disse Forrest ao apresentar a exposição, que começou no último 8 de junho e termina em 29 de setembro de 2019. O Jardim Botânico de Nova York  ocupa uma área de mais de um milhão de metros quadrados,na região do Bronx, e é considerado um dos quinze jardins botânicos mais importantes da atualidade.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook