Jesuino fala sobre pedido de anulação das eleições no Brasil feito pelo PL

Outros deputados estaduais também abordaram o tema em sessão plenária

Antônio Pessoa/ALERO Fotos: Thyago Lorentz/ALERO
Publicada em 23 de novembro de 2022 às 14:31
Jesuino fala sobre pedido de anulação das eleições no Brasil feito pelo PL

O pedido do PL, pedindo ao TSE a anulação dos votos de 279 mil urnas eletrônicas, o correspondente a 59% do total dos aparelhos, foi comentado nesta terça-feira (22) pelo deputado Jesuino Boabaid (PSD), durante sessão ordinária na Assembleia Legistiva de Rondônia. Para o parlamentar, a má condução do processo feito pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, que, na avaliação dele, ultrapassa os limites do poder, é uma das causas do caos político instalado no país.

Jesuíno, no entanto, entende que o Congresso Nacional é o espaço mais adequado e legítimo para a busca de soluções democráticas para a resolução do impasse, inclusive por causa da posse dos novos integrantes a partir de fevereiro de 2023.

"O momento é crítico e é preciso cautela". Segundo o orador, em jogo está a lisura das eleições em 30 anos de existência das urnas eletrônicas. 

Presidente do Poder, Alex Redano disse que, se forem comprovadas irregularidades, o correto é a anulação das eleições com todos os candidatos voltando a ter condições iguais e transparentes na disputa. Já o deputado Laerte Gomes entende que o momento é também oportuno para se pensar numa ampla reforma política-eleitoral. 

Para o deputado Lazinho da Fetagro, mesmo derrotado nas eleições, é preciso manter o resultado. "O sistema só serve quando o presidente Jair Bolsonaro vence?", indagou ele, também em aparte.

Comentários

  • 1
    image
    Chico Bento 24/11/2022

    Estes pronunciamentos certamente terão grande impacto no cenário nacional, dado a importância que tem o estado de "Rondonha", seja na economia ou nas decisões políticas da nação. O cara escondido embaixo da cama do Palácio da Alvorada deve estar se sentindo radiante com estes discursos. SQN. KKKK.

  • 2
    image
    Paulo Sérgio Gomes 24/11/2022

    Acompanho a trajetória sindical e política do nobre Deputado por mais de 20 anos. Seu histórico não o capacita a tecer qualquer crítica ao Ministro do Supremo Moraes. Falta-lhe conhecimento, experiência (de ações corretas e de vida pública construtiva), além de formação acadêmica. Fosse minimamente importante no cenário nacional, talvez seria brindado com um "PERDEU, MANÉ" !

  • 3
    image
    edgard feitosa 24/11/2022

    Pau que bate em Francisco é o mesmo que bate em Chico; ora, se os bolsonaristas juram com suas quatro patas juntas, que houve irregularidade no segundo turno, e como são as mesmas urnas, lógico que no seu “arrazoado” junto ao TSE, deveria questionar os dois turnos; POR QUE A SELETIVIDADE???? Sim, como fizeram a maioria dos deputados, senadores e governadores, logo no MEU TIME NÃO SE MEXE!!!! A RAIZ do problema está na GESTAÇÃO da SERPENTE IDEOLÓGICA que fez o SINCRETISMO FASCISTA ENTRE “pátria” e “deus”; a história nos prova que todas as vezes que se invocou “pátria” e “deus”, teve como resultado ditaduras sangrentas: o Brasil em 1964 (marcha da “família com “deus” pela “liberdade”, nos leva a ditadura militar com presos, torturados e assassinados); no Chile com Pinochet, onde a igreja e o papa João Paulo II fizeram vista grossa aos milhares de assassinatos; Bolsonaro ao ser eleito sempre flertou com o golpe militar, incentivando seus asseclas a pedir a volta do AI 5; fechamento do Congresso e STF; nunca procurou o dialogo, nunca procurou a conciliação, sempre com o coração cheio de ódio; na pandemia por pura INCOMPETENCIA “genocidou” mais de 700 mil brasileiros; cooptou os evangélicos, que transformaram o Sagrado Púlpito em palanque politico partidário, onde o Evangelho ficou em segundo plano, pois o primeiro foi ocupado pelo novo “bolsonaro moloque”; portanto, antes de criticar as urnas ou o STF, olhem onde nasceu essa NEFASTA E HEDIONDA ideologia INTOLERANTE, que está fazendo surgir no Brasil grupos neonazistas.......

  • 4
    image
    José Ferreira 23/11/2022

    Triste ver esse Deputado arruaceiro ficar babando a bandidagem derrotada nas urnas. Não tem idoneidade, moral ou cultura para lamber as botas do ministro Morais. 

  • 5
    image
    Antonio Alves 23/11/2022

    Choro de perdedor, as urnas supostas fraudadas, elegeram uns zeninguém na política, exemplo, o caso do governador que no primeiro governo aparecia com 3 por cento nas pesquisas, e um tal de Bagatoli, que aparecia com 6 por cento nas pesquisas e vai ser senador, O problema é o Bolsonaro, foi um péssimo presidente, mesmo com a máquina jorrando dinheiro.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook