Juiz Ilisir Bueno Rodrigues se despede do TRE-RO

O juiz de direito atuou na Corte Eleitoral por dois anos como membro titular

Seção de Comunicação Social do TRE-RO
Publicada em 29 de julho de 2020 às 10:45
Juiz Ilisir Bueno Rodrigues se despede do TRE-RO

O juiz Ilisir Bueno Rodrigues se despediu do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, em sessão virtual realizada na tarde da última terça-feira (28). O magistrado atuou na Corte Eleitoral desde 2018 até esta data como membro titular no biênio 2018/2020. A sessão foi conduzida pelo presidente do TRE-RO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia.

Em nome da Corte, o vice-presidente e corregedor geral Alexandre Miguel proferiu palavras ao eminente magistrado, enaltecendo o brilhante desempenho do colega em seu mandato. “O conhecimento jurídico do juiz Ilisir Bueno, aliado à sua sabedoria, capacidade, humildade, delicadeza no trato, mas com profundo conhecimento jurídico trouxe o equilíbrio necessário na tomada das decisões desta Corte ao longo desse biênio que se encerra. Me permito dizer que Rondônia tem muita sorte de possuir magistrados de alto nível como o do juiz Ilisir Bueno que hoje deixa o nosso Tribunal Regional Eleitoral”.

Na ocasião, Ilisir Bueno Rodrigues também teve a sua atuação elogiada pelos demais membros, juiz federal Marcelo Stival, juízes Francisco Borges Ferreira Neto, Edson Bernado Andrade Reis Neto, Noel Nunes de Andrade e o procurador regional eleitoral, Luiz Gustavo Mantovani.

O Juiz Ilisir Bueno iniciou seu discurso agradecendo as palavras generosas, afáveis e amigáveis de pares tão distintos, com os quais teve uma convivência tão harmoniosa, agradável, encorajadora e salutar nos últimos meses. “Hoje eu me despeço, amanhã chega um novo membro, é o ciclo da nossa vida...Tenho a sensação de dever cumprido, não me arredei em nenhum momento do meu compromisso com a Justiça. Ao encerrar o meu período nessa egrégia Corte sinto-me como o apostolo Paulo no fim da sua jornada, quando no livro sagrado, na segunda carta ao Timóteo, capítulo 4 e versículo 7 que disse: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé, dei o meu melhor em busca da aplicação da Justiça nesta Corte, cumpri minha missão”.

O magistrado também destacou a atuação dos servidores e agradeceu a todos na pessoa da servidora Áurea Cristina Saldanha Oliveira, e destacou também o apoio da servidora já aposentada Elizeth Mesquita, Edgard Manoel Azevedo Filho, Eliane Possamai Leite e Wanderlea Lessa Mariaca. “Agradeço muito especialmente um servidor, Ademar Mendes que me assessorou na jornada, sua contribuição foi inestimável para a realização do trabalho que me foi incubido” concluiu.

Trajetória

Em 1994 foi aprovado no IX Concurso de provas e títulos para ingresso na carreira da magistratura do Estado de Rondônia, exercendo o cargo de Juiz Substituto por dois anos e meio nas Comarcas de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno e Espigão D’Oeste. Promovido, por merecimento, para a 2ª entrância, exerceu suas funções nas Comarcas de Pimenta Bueno (um ano) e Cacoal, para onde foi removido a pedido (três anos).

Promovido, por merecimento, para a 3ª entrância em 2001, para o cargo de juiz auxiliar da capital, exerceu suas funções na Vara de Execuções Fiscais, 4ª e 5ª Varas Cíveis e 2ª Vara da Fazenda Pública.

No ano de 2005 foi removido a pedido para a titularidade da 7ª Vara Cível da Comarca de Porto Velho, onde exerce suas funções atualmente.

No período de janeiro/2016 a dezembro/2017, exerceu as funções de Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

Além disso, o Juiz Ilisir exerceu nobre função no magistério, no curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia (Campus de Cacoal/RO), no ano de 1997 e, desde o ano 2000, é professor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia. Também fora eleito pelo pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia para exercer a função de Vice-Diretor da Escola da Magistratura de Rondônia, no biênio 2014/2015.

Na Justiça Eleitoral muito contribuiu com o fortalecimento da democracia tendo atuado como juiz substituto em diversas zonas eleitorais, no período de 1994 a 2000. Foi Juiz Eleitoral Titular da 11ª Zona Eleitoral, no período de 1999 a 2001.

Nas zonas eleitorais da capital foi juiz substituto por diversas ocasiões e titular da 2ª ZE em 2002, bem como da 23ª Zona Eleitoral nos períodos de 2005 a 2007 e de 2008 a 2010.

Na Corte Eleitoral, o juiz teve atuação marcante nas Eleições Gerais de 2018, buscando assegurar a legitimidade do voto e a legalidade do processo eleitoral. Ao longo do biênio 2018/2020, foram distribuídos ao seu gabinete 327 (trezentos e vinte e sete) processos, destes foram relatados 313 (trezentos e treze), restando pendentes apenas 14 processos.

Ilisir Bueno também exerceu a função de diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia, e promoveu ações relevantes de cidadania e capacitação de magistrados e servidores, das quais se destaca o Projeto Patrulha Eleitoral e o Mestrado de Sociologia e Direito.

Em 2019 concluiu o mestrado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça, promovido pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, em parceria com a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    clenio amorim correa 29/07/2020

    Magistrado exemplar de notável saber jurídico, seus votos imbuídos de brilho e clareza intelectual, e mesmo na divergência que é questão natural num órgão colegiado sempre se pautou na livre convicção motivada com autonomia e liberdade de dicidir conforme seu convencimento dentro dos limites impostos pela lei, motivando a sua decisão. É uma grande perda pra Justiça Eleitoral!!!

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook