Laboratório de Inovação deve aperfeiçoar atuação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos

Gênesis LAB é resultado de ação integrada entre Corregedoria Geral da Justiça e Nupemec

Assessoria de comunicação Institucional
Publicada em 15 de setembro de 2021 às 15:07
Laboratório de Inovação deve aperfeiçoar atuação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos

Referência nacional por projetos de inovação, o TJRO dá mais um passo na melhoria da prestação jurisdicional, que corroboram para a manutenção de seus índices de excelência. Uma portaria conjunta entre Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça de Rondônia, instituiu um laboratório de inovação voltado ao aperfeiçoamento da atuação da Justiça por meio de recursos tecnológicos. O laboratório será uma incubadora de ideias onde serão aplicadas metodologias ágeis e integrativas com o objetivo de estimular a cultura da inovação e criar soluções voltadas para o aperfeiçoamento constante do serviço jurisdicional.

A portaria n 2/2021 que criou o Gênesis Lab, nome dado ao laboratório, foi publicada neste mês e atende dispositivos constitucionais, além de resoluções do Conselho Nacional de Justiça e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU).  Desde o ano passado, o Tribunal realiza cursos de capacitação de servidores em relação à boas práticas de criatividade e inovação. “Esse espaço passa a ser a estrutura para que esses conhecimentos e habilidades desenvolvidas tenham prosseguimento a fim de gerar os resultados e as boas práticas para o Tribunal”, destacou o presidente do Nupemec, desembargador José Antônio Robles.

O laboratório funcionará com encontros periódicos e terá a divulgação de seu calendário para todos os setores do TJRO e a sociedade em geral, que também poderá participar de sua atuação, uma vez que o funcionamento também prevê a á integração com instituições de ciência e tecnologia e outros laboratórios de inovação do Poder Judiciário ou da iniciativa privada. 

Universalidade do conhecimento, colaboratividade e acessibilidade são alguns dos valores que irão nortear a atuação do laboratório. O laboratório Gênesis Lab funcionará preferencialmente em plataforma digital e o cadastro do interessado será administrado pela coordenação do Nupemec. Na hipótese de trabalho presencial, o acesso à sala será aberto ao público, mediante simples cadastramento que se fará no ato. Todos os dados de andamento e produções serão registrados em banco de dados e disponibilizados para acesso público. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook