Lei de alfabetização é atualizada pelo Parlamento de Rondônia
Projeto aprovado atualiza regras de bolsas, amplia a participação de profissionais e reformula prêmio para valorizar escolas com melhores resultados
O texto aprovado promove inovações no Programa de Alfabetização de Rondônia (Foto: Secom Governo de Rondônia )
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetização em Rondônia. A proposta tem como objetivo fortalecer a educação básica, garantindo que mais crianças aprendam a ler e escrever na idade certa.
O texto aprovado promove inovações no Programa de Alfabetização de Rondônia (Proalfa), incluindo novos atores na execução das ações, como articuladores estaduais e indígenas, além de agentes de monitoramento e formadores especializados em recomposição das aprendizagens.
Conforme o texto do projeto, as mudanças são:
Ampliação da equipe: passam a atuar no programa articuladores estaduais, indígenas e profissionais especializados em reforço escolar.
Regras para bolsas: os valores e critérios foram atualizados para valorizar melhor os educadores e as escolas que mais se destacarem nos resultados.
Prêmio de Excelência: a premiação foi reformulada para corrigir desigualdades, criando valores escalonados que beneficiam de forma mais justa as escolas com bom desempenho.
Mais transparência: as escolas premiadas terão de prestar contas do uso dos recursos, reforçando o compromisso com a boa aplicação do dinheiro público.
Outra novidade é a maior participação de entidades como a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) no planejamento e acompanhamento do programa.
Segundo a justificativa do Poder Executivo, a atualização da lei era necessária para corrigir distorções, modernizar a gestão e dar mais condições para que os municípios avancem na alfabetização das crianças.
Após aprovação, o projeto seguiu para sanção do governador do estado.
As sessões da Assembleia Legislativa podem ser acompanhadas presencialmente ou pelos canais da TV Assembleia (7.2) e YouTube. Mais informações sobre os projetos e as votações estão disponíveis no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl) e no site oficial da Alero.
CPMI aprova prisão e quebra de sigilo de Nelson Wilians
Prisão de Nelson Willians Rodrigues já foi negada pelo STF, mas comissão entende ser necessária
Haddad anuncia criação de delegacia para investigar crime organizado
Proposta será enviada ao Ministério de Gestão e Inovação
Machadinho do Oeste recebe curso de primeiros socorros da Elero
A capacitação promovida pela Escola do Legislativo fortalece a segurança escolar




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook