Lei permite transferência de empregados públicos para acompanhar cônjuges
A nova lei teve origem em projeto apresentado pela ex-senadora e atual deputada federal Lídice da Mata
Entrou em vigor a Lei 15.175, de 2025, que autoriza a transferência de empregado público para acompanhar cônjuge ou companheiro que tenha sido deslocado de sua cidade em razão de função pública.
A nova regra foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (24).
Essa possibilidade de transferência já existia para os servidores públicos, que são regidos pela Lei 8.112/1990. Agora, com a nova regra, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) passa a prever o mesmo direito para os empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista.
O dispositivo inserido na CLT estabelece que "os empregados da administração pública têm direito à transferência para acompanhar cônjuge ou companheiro servidor público, militar ou empregado público, de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, que tenha sido deslocado no interesse da administração pública".
A transferência deve ser solicitada pelo empregado e, no caso dele, não depende do interesse da administração pública, mas sim da existência de filial ou representação na localidade de destino.
A nova lei também determina que a transferência deve ser "horizontal", ou seja, não poderá haver uma ascensão funcional e a transferência tem de ocorrer dentro do mesmo quadro de pessoal.
Essa lei teve origem em um projeto da ex-senadora e atual deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA): o PL 194/2022. No Senado, o relator da matéria foi Fabiano Contarato (PT-ES). Ao defender a proposta, ele ressaltou que a iniciativa evita que empregados públicos peçam demissão ou licença para acompanhar parceiros que tenham sido transferidos de cidade.
Lúrya Rocha, sob supervisão de Patrícia Oliveira
Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé
O encontro teve como objetivo ouvir as demandas da população local, que aguarda há 40 anos a pavimentação de oito ruas
Marcos Rogério e Bagattoli também assinam o 29º pedido de Impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes
Apesar da pressão do PL, do Partido Novo e outros grupos conservadores, a proposta deverá ser engavetada, como as outras 28
SEGUNDO TURNO: ISRAEL E ERNESTO DISPUTAM O COMANDO REGIONAL DO PT NESTE DOMINGO
Os dois chegaram com grandes possibilidades de vitória neste segundo turno, embora Ernesto tenha tudo vantagem na disputa inicial




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook