Lula ‘tranquiliza’ Bolsonaro: “primeiro você vai ser julgado”

“Anistiar Jair Bolsonaro está fora dos propósitos do sistema político e do sistema judiciário do país”, escreve Aquiles Lins

Aquiles Lins
Publicada em 01 de março de 2024 às 15:49
Lula ‘tranquiliza’ Bolsonaro: “primeiro você vai ser julgado”

Lula e Bolsonaro (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado | REUTERS/Adriano Machado)

O presidente Lula concedeu entrevista ao jornalista Kennedy Alencar e criticou o pedido de anistia feito por Jair Bolsonaro na manifestação de domingo (25) na avenida Paulista. Durante entrevista à revista Oeste, Jair Bolsonaro defendeu a insólita possibilidade de o governo Lula propor ao Congresso uma anistia aos golpistas que participaram do 8 de janeiro. “No fechamento [do ato de domingo], fui para cima do apaziguamento, com anistia, e isso precisa vir do lado de lá. Eu sei que o Parlamento é o ente que decide essa questão, mas, partindo do Executivo, seria muito bem-vindo”, disse Bolsonaro, que em seguida admitiu achar “muito difícil” que o governo fizesse tal medida. Ora vejam, pedir que o presidente Lula, que assim como o povo brasileiro foi vítima de uma tentativa de golpe contra sua eleição legítima, protagonize um pedido de impunidade contra os principais responsáveis pelo levante fracassado de 8 de janeiro é uma ousadia acima da média para o bolsonarismo. E é também o desespero de alguém que está com medo da prisão. 

Diante da aflição do líder da extrema direita, o presidente Lula respondeu que Bolsonaro está confessando crimes ao pedir anistia e lembrou da trajetória judicial que aguarda o capitão. "Primeiro você vai ser julgado, você cometeu muita barbaridade. Você vai ser julgado, apreciado. Vai ter seu advogado de defesa. Eu só quero que você tenha a presunção de inocência que eu não tive. Quero que você tenha pra você dizer o que fez e o que não fez. É um direito seu, um direito da democracia. E é isso que eu garanto para o meu melhor amigo e para o meu pior inimigo: o direito de defesa pleno", afirmou o presidente na entrevista. "Está pedindo anistia? Você quer apagar a bobagem que fez? A bobagem é que ele se acovardou, pensou o golpe, não teve coragem. Foi embora para os EUA com antecedência, achando que ia acontecer [o golpe], que a sociedade iria sair todo mundo apavorado e ele ia voltar ungido pelas massas. E não foi isso o que aconteceu. O que aconteceu é que as instituições assumiram a responsabilidade pela democracia e você agora está em um processo de investigação", continuou Lula. 

A prisão de Jair Bolsonaro será uma consequência da Justiça diante de todos os crimes cometidos por ele contra o povo, a democracia e a economia do país. Seja a resposta sobre a tentativa de golpe de estado, sejam os crimes na pandemia de Covid que matou 700 mil brasileiros, seja a apropriação de joias e presentes. Anistiar Jair Bolsonaro está fora dos propósitos do sistema político e do sistema judiciário do país. Não vivemos mais na ditadura, nem Bolsonaro nem os militares receberão atestado de impunidade por atentarem contra a soberania do povo. Entretanto, a reafirmação do lema Sem Anistia deve estar na pauta política do dia. É necessário deixar cada vez mais claro que a população não irá aceitar outro desfecho que não a responsabilização de todos os golpistas, incluindo o seu líder.

Aquiles Lins

Aquiles Lins é colunista do Brasil 247, comentarista da TV 247 e diretor de projetos Norte, Nordeste e Centro-Oeste do grupo.

Comentários

  • 1
    image
    José Antônio Borja 04/03/2024

    Tô doido pra ver esse miliciano no fundo da cadeia. Vai pegar uns 15 anos. Quem achar ruim, pode acompanhá-lo...

  • 2
    image
    edgard alves feitosa 04/03/2024

    Para que julgamento??????? o veredito já está decidido, tanto que o Ministro Gilmar Mendes já antecipou seu voto: CONDENAÇÃO......ora, o julgamento será MERA FORMALIDADE PARA FAZER CRER QUE A JUSTIÇA É IMPARCIAL.....O Ministro Alexandre de Morais, está CONDENANDO POR LOTES DE 15 A 20 .......antigamente os Ministros do STF se manifestavam apenas nos AUTOS.......AGORA TODOS BUSCAM OS HOLOFOTES.....TODOS QUEREM SER CAPA DE PRIMEIRA PÁGINA DOS JORNAIS.....TEM MINISTRO QUE DISCURSA EM CONGRESSO DA UNE COMO SE FOSSE UM CALOURO VERMELHINHO...............

  • 3
    image
    sebastian 03/03/2024

    Que moral tem esse lixo?

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook