Luta pela aprovação da PEC da Perícia está entre as propostas da nova diretoria do Sindicato dos Peritos Criminais de Rondônia

“Queremos também manter o grupo coeso para continuar lutando por melhorias para a perícia oficial rondoniense, e isso passa por infraestrutura, recursos humanos e reajuste salarial.”

Assessoria
Publicada em 18 de março de 2019 às 11:21
Luta pela aprovação da PEC da Perícia está entre as propostas da nova diretoria do Sindicato dos Peritos Criminais de Rondônia

O perito criminal Josias Batista Silva foi eleito na sexta-feira (15) presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais do Estado de Rondônia (Sinpec-RO) para o biênio 2019-2021. A nova diretoria é formada também pelos peritos criminais Aelson Cristiano Nogueira (vice-presidente), Cristiane Behling Aldrigh (secretária), Valdemir Ferreira do Carmo (tesoureiro) e Leonardo Barreto Cunha (Departamento Jurídico).

Destacando a história de união e abnegação do Sinpec-RO desde a sua fundação, “sempre trabalhando de forma responsável e legítima em defesa da dignidade profissional dos peritos criminais”, Josias Batista afirmou que entre as principais propostas da nova diretoria está a união de forças para viabilizar a aprovação da PEC da Perícia, que desvincula a perícia das estruturas das Polícias Civil e Federal. “Queremos também manter o grupo coeso para continuar lutando por melhorias para a perícia oficial rondoniense, e isso passa por infraestrutura, recursos humanos e reajuste salarial”, observou.

O presidente eleito é bacharel em ciências econômicas e direito e ingressou no serviço público em 1988. Em 1994 foi aprovado no concurso público para agente de polícia, ingressando no quadro da Polícia Civil onde desempenhou funções no plantão de polícia, 1ª DP, diretor financeiro-orçamentário e de cadastro no Fundo Especial de Reequipamento Policial (Funrespol) e atuou ainda no departamento de estratégia e inteligência. Como sindicalista participou de três diretorias executivas do Sinsepol.

Após aprovação em concurso público de provas e títulos, ingressou na carreira de Perito Criminal em 2005, atuando no Instituto de Criminalística da Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Rondônia (Politec), Coordenadoria Regional de Criminalística de Guajará-Mirim, Coordenadoria de Patrimônio do Estado, foi professor de cursos de nivelamento de profissionais em locais de crime (PM, BM, PC e Samu) e corregedor da Polícia Técnico-Científica.

Comentários

  • 1
    image
    Girlei Marinho 19/03/2019

    A maioria dos Estados brasileiros estão com sua autonomia, mostrando que é o caminho apontado pela correnteza do pensar, sentir e agir contemporâneo. Então ser contra é ficar engessado sem a percepção das transformações espontâneas diante da nova realidade e quem preferir não enxergar é fazer a escolha pelo que o não tem mais validade neste novo mundo que exige o acompanhamento das transformações, como por exemplo a AUTONOMIA DA PERÍCIA OFICIAL. E nesta INOVAÇÃO perito oficial é aquele definido por Lei Federal e só esses.

  • 2
    image
    MOACIR FIGUEIREDO 19/03/2019

    PARABÉNS À NOVA DIRETORIA DO SINPEC, EM PARTICULAR AO ILUSTRE JOSIAS BATISTA SILVA , PROFISSIONAL COMPETENTE E DOS MAIS ALTO KILATE , E QUE DARÁ UMA NOVA DINÂMICA À INSTITUIÇÃO.

  • 3
    image
    João Dias 18/03/2019

    Parabéns a nova Diretoria do Sindicato dos Peritos Oficiais Criminais do Estado de Rondônia. Aí sim é uma entidade sindical constituída por profissionais sérios, éticos,  peritos de verdade que só não fazem mais devido a escassez de recursos humanos e estrutura física inadequada.

  • 4
    image
    Luiz Santos 18/03/2019

    Então quer dizer que ainda não existe respaldo legal da autonomia da perícia no Estado. Pensei que essa separação da PC era constitucional.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook