Magistrados do TJRO palestram em evento da OAB
Presidente e corregedor participaram das mesas temáticas
O 1º Congresso de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia, parceria da instituição com Tribunal de Justiça de Rondônia e da Escola da Magistratura de Rondônia, contou com a participação de diversos magistrados, não apenas na abertura, mas ao longo da programação do evento que incluiu palestras, mesas e oficinas sobre ética, prerrogativas e os desafios do exercício profissional.
O presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, participou da mesa temática “Litigância abusiva reversa: Ética, Poder e Responsabilidade no Diálogo entre Advogacia e Judiciário”, junto com o procurador-geral do Estado, Thiago Alencar e o defensor público Leonardo Werneck, com a mediação do advogado Breno de Paula, que já iniciou o debate com uma provocação: "Quem são os causadores da alta litigiosidade da execução fiscal?”, inqueriu.
Os debatedores expuseram as opiniões baseadas em suas vivências jurídicas. O presidente do TJRO, por exemplo, admitiu o grande desafio da litigiosidade enfrentada pela justiça. “Às vezes não conseguimos separar o joio do trigo. Existem ações que realmente merecem ser repetitivas, mas há outras cuja causa de pedir, cujo direito postulado ainda é duvidoso, que caracterizam as causas predatórias”, advertiu Raduan.
Nesse sentido, o presidente destacou o dever de todas as partes envolvidas no processo é o de atuarem com ética e urbanidade.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Gilberto Barbosa, foi outro palestrante da tarde de terça-feira, na mesa “Acordo de Não Persecução Disciplinar: Efetividade e Ética sob a Perspectiva Judicial e Advocacia”, que contou ainda com a participação do juiz Arlem Souza.
O desembargador Hiram Marques debateu na mesa temática “Inteligência Artificial e a Ética na Advocacia, ainda na tarde de terça, dia 06.
A programação do 1º Congresso de Ética da OAB prosseguiu na quarta-feira, dia 07, com a participação do desembargador Alexandre Miguel e dos juízes Johnny Clemes, Sérgio Willian Teixeira e Úrsula Gonçalves.
OAB Rondônia lança Escola de Ética durante congresso e reúne autoridades para debates sobre a advocacia contemporânea
Primeiro Congresso de Ética da Seccional marca novo ciclo na advocacia rondoniense
Acordo que reconheceu vínculo de emprego em outro processo afasta execução trabalhista contra engenheiro
Ele foi reconhecido como sócio de empresa, mas acordo anterior tinha afastado essa condição
Bancário obtém reconhecimento de dispensa discriminatória por idade
Para a 2ª Turma, PDV do Banestes tinha critério etário disfarçado de adesão voluntária




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook