Mais de 100 testes do pezinho são realizados por mês

População pode procurar pelo exame em todas as UBSs

Decom Ji-Paraná
Publicada em 06 de junho de 2022 às 15:12
Mais de 100 testes do pezinho são realizados por mês

Mais de 100 testes do pezinho são realizados todos os meses nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ji-Paraná. Desde outubro de 2021, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), descentralizou o atendimento, com o exame sendo realizado em todas as UBSs do município.

Anteriormente, o Teste do Pezinho era realizado exclusivamente na UBS L1 Maringá. Para ampliar o acesso da população ao exame, a Semusa capacitou os enfermeiros e técnicos de enfermagem do Departamento de Atenção Básica (DAB) das UBS de Ji-Paraná.

Nesta segunda-feira, 6 de junho, é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, instituído pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), com a intenção de conscientizar gestantes e profissionais da Saúde sobre a importância do exame.

“O teste do pezinho é um exame feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê, que permite identificar doenças graves, como o hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria e as hemoglobinopatias, por exemplo”, explicou a enfermeira responsável da UBS 2 de Abril, Lucia Borba Correia Soares.

O exame deve ser realizado na primeira semana de vida do bebê, preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia. As mães podem procurar a UBS de referência do bairro em que residem, não importando se elas fizeram o pré-natal pelo SUS ou na rede particular.

“A nossa preocupação é de revelar, o quanto antes, possíveis diagnósticos. Pois, com esses resultados podemos evitar agravamentos e sequelas de possíveis doenças, se iniciarmos o tratamento o mais rápido possível, preservando a saúde e o desenvolvimento do recém-nascido”, afirmou a diretora de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Marlene Alencar.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook