Marcos Rogério parabeniza governo por viabilizar redução do preço dos combustíveis

A ideia é zerar os impostos federais que incidem sobre a gasolina e o etanol, em troca da aprovação do PLP 18/2022, que limita em 17% a alíquota do ICMS sobre os combustíveis

Agência Senado/Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Publicada em 08 de junho de 2022 às 08:11
Marcos Rogério parabeniza governo por viabilizar redução do preço dos combustíveis

O senador Marcos Rogério parabenizou o governo federal por anunciar uma PEC que pode viabilizar a redução do preço dos combustíveis

O senador Marcos Rogério (PL-RO) parabenizou o governo federal por anunciar a decisão de apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição que pode viabilizar a redução do preço dos combustíveis no país.

A ideia é zerar os impostos federais que incidem sobre a gasolina e o etanol, em troca da aprovação do PLP 18/2022, que limita em 17% a alíquota do ICMS sobre os combustíveis.

Além disso, o governo promete compensar os estados pela perda de arrecadação de ICMS, caso os governadores reduzam a zero a alíquota desse imposto que incide sobre o diesel e o gás de cozinha.

Marcos Rogério, em pronunciamento ontem (7), calculou que, se todas essas proposições efetivamente saírem do papel, o preço dos combustíveis poderá cair quase R$ 2,00 por litro na bomba, valor que corresponde ao que é arrecadado de ICMS pelos estados. Segundo ele, isso representará um alívio no bolso do consumidor, que sofre com os altos preços dos combustíveis.

Na opinião de Marcos Rogério, não é justo que os estados arrecadem cada vez mais, enquanto a população vem passando dificuldades com os preços cobrados nos postos. O senador questionou ainda o posicionamento crítico de analistas econômicos em relação à ideia. Para ele, isso acontece só porque os pobres serão beneficiados.

— Talvez essa compensação que se pretende fazer em relação às perdas arrecadatórias nos estados e municípios nem aconteça, porque, se você diminui o custo dos combustíveis, que tem impacto na cadeia de consumo, com mais dinheiro sobrando no bolso do consumidor, o consumidor vai gastar mais, vai comprar mais, os estados vão arrecadar mais, por outras vias, explicou.

Marcos Rogério, por fim, alertou que, se essas propostas realmente forem implementadas, é preciso que todos fiquem atentos para garantir que o consumidor seja efetivamente beneficiado com a queda no preço dos combustíveis.

Comentários

  • 1
    image
    Paulo Sérgio Gomes 09/06/2022

    Esse senadorzito de meia pataca não tira sua boca do ... Para tentar reduzir sua rejeição eleitoral país afora, Jair Bolsonaro inventa cada uma... Ajudar a quem tem carro e terminar de matar de fome aos menos favorecidos. E o nobre pastor apóia tudo quanto sai da cabeça sem cérebro de Jair Messias... Tudo fede muito!!!

  • 2
    image
    Josė 08/06/2022

    Aqui não é o "Zap zap", onde alguns semoventes acreditam em tudo dito pelo governo déspota do Bozzo! Leia é aprenda com os comentários!

  • 3
    image
    Luiz Alberto Schade 08/06/2022

    33% da população brasileira passando fome e o governo só se preocupa com combustíveis. Para compensar financeiramente os estados e município vai tirar dinheiro da saúde, da educação, da segurança, ou seja vai fazer com que esses pobres que passam fome ajudem a pagar o combustível para os ricos abastecerem seus veículos.

  • 4
    image
    Alan Kardec 08/06/2022

    Esse Senador é um empedernido, Os Estados vivem com o pires nas mãos em busca de recursos federais, os Estados se encontram endividados pagando vultossas quantias a título de quitação dos empréstimos "dividas" dos Estados com a União. Não é demais lembrar que o sistema de paridade, Dólar, Barris de Petróleo foi implantado por Pedro Parente indicado pelo Presidente Michel Temmer. Dessa forma, basta ao atual Presidente indicar alguém para mudar o sistema de paridade "Dólar" "Barris de Petróleo" dessa forma sim haveria uma contribuição da atual política governamental para a redução dos preços dos combustíveis. Agora vem esse senador usando de sofisma achando que o eleitor são "barnabés"

  • 5
    image
    Osvaldo Anacleto 08/06/2022

    Acredito. Acredito também que muito breve o barril de petróleo estará U$135 e a gasolina e diesel R$10 reais o litro..

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook