Melhores roupas para andar de bicicleta

Saiba quais são os modelos, peças e tecidos ideais para pedalar confortavelmente

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 24 de novembro de 2021 às 15:57
Melhores roupas para andar de bicicleta

Todo atleta de ciclismo sabe que a roupa certa é fundamental para garantir a performance. Mas não é só isso: as peças adequadas também garantem o conforto e a segurança da prática. Sendo assim, qualquer pessoa que queira andar de bicicleta deveria se preocupar com o que vestir.

No entanto, nem todo mundo pedala apenas como prática esportiva. O número de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte nas cidades é crescente, pois esse é um veículo mais sustentável e econômico. No entanto, a gente sabe que não dá para chegar no trabalho vestido com roupa de ciclista, não é mesmo?

Se esse é o seu caso, saiba que, mesmo assim, o recomendado é pedalar com uma roupa adequada para isso. Na maioria dos casos, o melhor é levar uma roupa para se trocar quando chegar ao destino. Dependendo da distância percorrida, também dá para fazer algumas adaptações para não precisar mudar de roupa.

A regra número um é conforto

As roupas para praticar qualquer esporte devem ser leves e permitir que você consiga se locomover livremente. Ninguém merece pedalar com roupas apertadas, que ficam “pegando”. Roupas largas demais também não são recomendadas, pois elas podem se prender na bike e causar acidentes.

Com essa regra em mente, aquelas peças que você usa para ir à academia também costumam ser adequadas para andar de bicicleta. No entanto, uma mulher que vai à academia de top, por exemplo, pode querer se cobrir mais para andar de bike, já que, com a pele exposta, ela pode se machucar mais no caso de algum acidente.

Conjuntinhos são perfeitos

As melhores peças são aquelas que ficam ajustadas ao corpo, como as tradicionais roupas de ciclista que provavelmente vieram à sua mente quando viu o título desse texto. São peças com stretch, que ajudam a trazer flexibilidade para os seus movimentos, sendo as melhores opções.

Você pode optar por um macacão ou conjuntinho de blusa e bermuda, ou blusa e uma calça. É uma boa ideia usar blusas com manga comprida, que protegem do sol e também das quedas. Para um passeio leve em dias de calor, tudo bem usar as mangas curtas.

Para pedaladas de maior intensidade, é muito importante utilizar bermudas ou calças específicas, que têm uma espécie de “almofada” na bunda, forro e, de preferência, tecido antibacteriano, que previne o mau cheiro.

Camisetas e bermudas são legais, mas depende do material

Quando pensamos em conforto ou em exercícios, as camisetas e bermudas sempre têm o seu lugar. No entanto, é preciso pensar no material que compõe essas peças e também no quanto nos sentimos confortáveis com elas.

É uma boa ideia que as camisetas sejam confeccionadas em tecidos tecnológicos, que ajudam o suor a evaporar. Elas também podem ser de tecidos leves, como o algodão, que deixa a pele respirar.

As bermudas devem ter forros, pois eles evitam assaduras nas pernas. Além disso, devem ser de material leve, como o tactel (poliéster). Se precisa colocar uma calça de trabalho, vista uma bermuda de ciclista por baixo.

Até as meias importam!

Meias específicas para o ciclismo podem te ajudar a pedalar melhor, mas você também pode utilizar meias esportivas convencionais. Evite as curtas, pois elas podem descer e te machucar durante a prática. 

As sapatilhas específicas também são muito recomendadas, pois ajudam a posicionar os pés corretamente, de forma a evitar lesões. Existem alguns modelos urbanos que também servem para caminhar depois. 

Um bom tênis esportivo também pode ser uma boa opção para pedaladas curtas na cidade. Evite pedalar de chinelos, sandálias ou sapatos sociais, pois eles também podem aumentar o risco de acidentes.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook