'Minicurso Formação de Educadores Ambientais' acontece na segunda-feira,7; ação faz parte da Semana do Meio Ambiente
Para participar do minicurso, os interessados devem se inscrever pelo link: www.even3.com.br/formaea2021/, além de acessar a aula por meio da plataforma digital disponibilizada pela Sedam
Temática visa formar multiplicadores que pensam na Educação Ambiental como instrumento de qualidade de vida para o ser humano
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), vai realizar o “Minicurso: Formação de Educadores Ambientais”, na segunda-feira (7), das 18h às 22h, como forma de aprimorar e valorizar o conhecimento socioambiental e sustentável na região Amazônica à população.
A ação, é coordenada pela Coordenadoria Estadual de Educação Ambiental (Ceam) e compõe às atividades da Semana do Meio Ambiente, que acontece de 5 a 8 de junho. Com isso, inúmeras ações são aguardadas pela Sedam com o objetivo de conscientizar a sociedade, primando pela preservação do meio ambiente, fator fundamental para o alcance de uma vida ecologicamente correta.
Em decorrência da pandemia do coronavírus, grande parte da programação ocorrerá de maneira remota, contribuindo para a segurança e saúde dos participantes.
Vale lembrar, que desde o início deste ano, a Sedam também realiza algumas campanhas de conscientização para a prevenção de queimadas e incêndios florestais no território rondoniense, por meio da mobilização das chamadas blitz educativas em municípios como: Ariquemes, Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal, Cujubim, Rolim de Moura, Ji-Paraná e nos distritos de Buritis. A Ceam atua em conjunto com os Escritórios Regionais de Gestão Ambiental (Ergas), estabelecendo parcerias para solidificar ainda mais as ações implementadas.
Segundo a coordenadora estadual de Educação Ambiental, Maricélia Cantanhêde, o “Minicurso de Formação de Educadores Ambientais” visa formar multiplicadores da compreensão ambiental. “Este estudo é um tema transversal, considerando sua importância para o desenvolvimento da consciência crítica e a formação de pessoas que pensam a Educação Ambiental como um todo. Criar debates ou capacitações que valorizem esta questão, sendo ela estreitamente ligada à qualidade de vida, são essenciais, pois existe um processo no qual estamos inseridos, desde os alimentos que consumimos até o ar que respiramos”, explica.
Em decorrência da pandemia do coronavírus, o evento ocorrerá de maneira remota
Maricélia será responsável por ministrar o treinamento, que, contará com a parceira de vários órgãos e instituições da capital rondoniense. O apoio vem do Departamento Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e da Defesa Civil do Município.
ACESSO
Para participar do minicurso, os interessados devem se inscrever pelo link: www.even3.com.br/formaea2021/, além de acessar a aula por meio da plataforma digital disponibilizada pela Sedam. Para essa formação será atribuído um certificado com quatro horas complementares.
Vale ressaltar que o evento também é aberto ao público em geral, permitindo que outras pessoas possam agregar informações metodológicas e compartilhar experiências práticas que possam sensibilizar para a importância do tema abordado.
PROGRAMAÇÃO
A Semana do Meio Ambiente dará início neste sábado (5), com ato solene de plantio de mudas em um espaço recreativo de Porto Velho. O evento pretende reunir uma série de atividades direcionadas especialmente ao período que se intensificam campanhas de conscientização do ser humano em relação à preservação dos recursos naturais do planeta.
Visando a integração de toda comunidade, estas ações podem ser acompanhadas de acordo com dia e horário das atividades listadas a seguir:
- 05/06, às 9h, no Skate Park (Av. Guaporé, bairro Cuniã) – Abertura solene da Semana do Meio Ambiente com plantio de mudas.
- Às 19h30 – Seminário Virtual “Meio Ambiente e Sustentabilidade”. Os interessados em participar devem se inscrever pelo link, e acessar o evento por meio da plataforma virtual;
- 06/06, das 9h às 12h – Blitz educativa e mutirão de limpeza na “Feira do Cai N’água”, região Central de Porto Velho;
- 07/06, 18h às 22h – Minicurso de Formação de Educadores Ambientais;
- 08/06, 8 às 12h – Oficina sobre as atualizações de “Mudanças Climáticas do Estado”. Os interessados em participar das práticas terão que fazer inscrição pelo link, acessando as oficinas por meio da plataforma disponibilizada.
- 30/06, às 19h30 – Premiações do “1º Concurso de Desenho Infantil”, a ser realizado no Porto Velho Shopping, em Porto Velho.
Entre os dias 24 de maio e 30 de junho ocorre o período de inscrição e recebimento dos desenhos. Os interessados podem ter acesso, na íntegra, ao regulamento do concurso solicitando no e-mail: [email protected]
Quanto à efetuação da inscrição e para saber mais informações, o interessado deve acessar: https://forms.gle/DDKhsNgHd4r7vJ3HA, logado em uma conta de e-mail.
Documentário “O Divino Guaporé” é contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc
Ao todo, 308 projetos foram apresentados pela classe artística. A produção do filme “O Divino Guaporé” é um deles
Preso por assédio no Egito, bolsonarista atuava ilegalmente como médico em Portugal
Segundo a Ordem dos Médicos de Portugal, denúncias relacionadas ao exercício ilegal da medicina devem ser encaminhadas à Justiça
O DIA NA HISTÓRIA - 05 JUNHO!
1969 – Primeira certidão de nascimento expedida pelo cartório Cível de Vilhena, em nome de Maria do Carmo Paes, então com 23 anos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook