Moraes permite que Do Val participe de sessões do Senado
Ministro determinou medidas cautelares ao senador após viagem aos EUA
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o senador Marcos do Val (Podemos-ES) extrapole o horário das 19h para recolhimento noturno se isso for necessário para que participe de sessões do Senado.
Para isso, o senador deverá justificar em até 24 horas a permanência no Senado além das 19h, conforme a decisão do ministro.
Do Val foi alvo nesta segunda-feira (4) de medidas cautelares impostas por Moraes, como o uso de tornozeleira eletrônica e o recolhimento noturno entre as 19h e as 6h, bem como aos fins de semana e feriados, entre outras.
As novas medidas foram impostas depois de o senador ter viajado para os Estados Unidos. Para Moraes, com isso o senador violou determinação do STF de não deixar do país. O parlamentar alega que comunicou a viagem e que não houve risco de fuga.
A ordem de Moraes determinou ainda a apreensão do passaporte diplomático utilizado pelo parlamentar para deixar o país.
Após as novas medidas cautelares, Do Val afirmou, em nota, que elas “impedem o pleno exercício do mandato”. É comum, por exemplo, que sessões de comissões e plenárias do Senado ocorrem além das 19h.
O texto acrescenta que o senador não é réu ou condenado por nenhum crime. “A defesa do parlamentar acompanha o caso de perto e adotará as medidas jurídicas cabíveis para garantir o pleno respeito aos direitos e garantias constitucionais assegurados a qualquer cidadão, em especial a um senador em pleno exercício do mandato”, diz a nota.
O senador é investigado pelo STF pela suposta campanha de ataques nas redes sociais contra delegados da Polícia Federal que foram responsáveis por investigações envolvendo apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele também é suspeito de arquitetar um plano para anular as eleições de 2022.
Marcos do Val divulga nota sobre operação da PF
Alexandre de Moraes argumenta, em sua decisão, que o parlamentar demonstrou "completo desprezo" por decisões anteriores da Corte ao viajar aos EUA
Em PVH, manifestação da extrema direita bolsonarista flopou
A vereadora Sofia Andrade afirmou “que poderiam ter ido mais pessoas, inclusive todos aqueles que nas eleições fazem questão de usar a imagem da direita e do ex-presidente Bolsonaro”.
'Coração aos cacos', diz Scheid ao ver Bolsonaro de tornozeleira
“Meu coração está aos cacos, mas sigo com ainda mais vontade de lutar por esse homem e por Brasília", diz o pré-candidato ao Senado por Rondônia




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook