Morre de Covid aos 73 anos o ex-PGR Geraldo Brindeiro

Ele ocupou o posto mais alto do Ministério Público entre 1995 e 2003, por indicação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

Brasil 247
Publicada em 29 de outubro de 2021 às 17:56
Morre de Covid aos 73 anos o ex-PGR Geraldo Brindeiro

247 - Morreu nesta sexta-feira (29), vítima da Covid-19, segundo Guilherme Amado, do Metrópoles, o ex-procurador-geral da República Geraldo Brindeiro, 73.

Ele ocupou o posto mais alto do Ministério Público entre 1995 e 2003, por indicação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. 

O ex-PGR ficou conhecido à época como "engavetador-geral da República" em razão de sua prática de arquivar processos contra políticos. Sua atuação acerca da aprovação da emenda de reeleição de FHC também foi alvo de suspeitas.

Leia matéria do Conjur com mais detalhes:

Morreu nesta sexta-feira (29/10), aos 73 anos, o ex-procurador-geral da República Geraldo Brindeiro. Ele ocupou o cargo por oito anos nos governos de Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 2003.

Brindeiro começou a carreira como assessor jurídico do Supremo Tribunal Federal no gabinete de seu tio, o então ministro Djaci Falcão, de 1971 a 1973. Depois, fi técnico de controle externo no Tribunal de Contas da União em 1973, e procurador do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de 1973 a 1975.

Assumiu o cargo de procurador da República em fevereiro de 1975. Foi também professor de Direito Civil e de Direito Constitucional na Universidade do Distrito Federal. Desde 1984 era professor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília.

"Colega de trato gentil e bastante leal, Geraldo Brindeiro foi, dentre outras coisas, responsável pela construção da sede atual da PGR, além de ter promovido diversos concursos de ingresso na carreira, ampliando em muito o MPF", afirmou o presidente da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, pelo Twitter.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

O senhor dos livros

O senhor dos livros

A propósito do dia nacional do livro, comemorado hoje, segue meu relato de um tempo em que a leitura e o conhecimento eram bem mais valorizados