MP articula estratégias junto ao Município para elevar índice de vacinação em crianças menores de cinco anos

Conforme dados do Município, o índice geral de crianças em dia com o calendário de vacinação nesta faixa etária é inferior a 30%, quando a meta para 2022 era de 95%

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Publicada em 08 de agosto de 2022 às 11:44
MP articula estratégias junto ao Município para elevar índice de vacinação em crianças menores de cinco anos

O Ministério Público de Rondônia está articulando estratégias junto ao Município de Ji-Paraná para aumentar o índice de vacinação em crianças menores de cinco anos na cidade. Uma das ações alinhadas é a realização de campanhas volantes de imunização em escolas de educação infantil onde a cobertura vacinal se revelar abaixo do esperado. Conforme dados do Município, o índice geral de crianças em dia com o calendário de vacinação nesta faixa etária é inferior a 30%, quando a meta para 2022 era de 95%.

A vacinação entre crianças de quatro a cinco anos, identificada como preocupante pelo Município, vem sendo tratada em reuniões coordenadas pela Promotora de Justiça Josiane Alessandra Mariano Rossi e dirigentes da Saúde Municipal.

Nos meses de julho e agosto, o MP estabeleceu tratativas com a Diretoria de Imunização, a Vigilância em Saúde e representantes de instituições de ensino infantil da cidade para definir ações voltadas à ampliação da cobertura vacinal de crianças abaixo de cinco anos.

Como resultado do diálogo, ficou definida realização de mobilização junto às escolas para que apresentem cartões de vacinas dos alunos, visando à realização de campanhas de vacinação de doses faltantes ao público de quatro a cinco anos, faixa etária para a qual são previstos reforços vacinais até dia 31 de agosto de 2022.

Conforme o acordado, a Diretoria de Imunização analisará cartões enviados por escola e, com base na quantidade dos documentos com vacinas faltantes, promoverá vacinação na instituição de ensino ou região próxima à escola em dias acessíveis aos pais para regularização dos cartões. Caso a quantidade verificada não justifique tal ação, o setor orientará gestores para que informem os responsáveis pela criança sobre a regularização necessária.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook