MPRO e AMPRO prestam homenagem póstuma ao Coronel da PM Amoan Garrett

A solenidade, realizada presencialmente e por videoconferência, ocorreu na sede do Comando-Geral da corporação, na Capital, com a presença de Membros do MP, PM e familiares do homenageado

DCI-Departamento de Comunicação Integrada
Publicada em 16 de junho de 2021 às 21:14
MPRO e AMPRO prestam homenagem póstuma ao Coronel da PM Amoan Garrett

O Ministério Público do Estado de Rondônia e a Associação do Ministério Público de Rondônia (AMPRO) realizaram na manhã desta quarta-feira (16/06) homenagem póstuma ao Coronel da Polícia Militar, Amoan Itaí Garrett da Silva. A solenidade, realizada presencialmente e por videoconferência, ocorreu na sede do Comando-Geral da corporação, na Capital, com a presença de Membros do MP, PM e familiares do homenageado. Coronel Garret ocupou o cargo de assessor militar no MPRO no período de 2011 a 2015. O policial faleceu em razão de complicações da covid-19 em abril deste ano.

Ao abrir a cerimônia, o Comandante da PMRO, Coronel Alexandre Luís de Freitas Almeida, falou da honra da instituição em ser anfitriã do ato de reconhecimento do Ministério Público ao profissional, que atuou por quase 30 anos nas mais diversas frentes da corporação, desenvolvendo ações não apenas na Polícia, mas nas demais instituições públicas. 

Presente ao ato, o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, enalteceu a passagem do policial no MP de Rondônia e sua contribuição na formatação da política de segurança institucional. Na ocasião, o chefe do MPRO ressaltou a relevância dos serviços prestados pelo coronel, cujo trabalho, conforme pontuou, foi marcado pela dedicação e comprometimento na assistência direta em assuntos militares e de segurança. “Coronel Garret foi um grande homem, a quem o Ministério Público de Rondônia agradece”, afirmou.

Ao fazer uso da palavra, o Presidente da Associação do Ministério Público, Promotor de Justiça Éverson Antonio Pini, falou da vocação para liderar, do caráter operacional e da personalidade proativa do policial militar. “Ele trouxe ao MP uma preocupação com a segurança institucional que não existia. A perda é imensa, mas o legado é maior ainda”, declarou.

Também presente à solenidade, Héverton Alves de Aguiar, que esteve à frente do MPRO no período em que Amoan Garrett atuou na Instituição, endossou o legado deixado pelo coronel na construção de uma cultura organizacional relacionada à proteção humana e material. “Foi Coronel Garrett quem deu a identidade, feitura e essência desse setor no MP. Tudo que aprendemos sobre o assunto e aplicamos hoje devemos a ele. Fica uma imensa saudade, mas também a lembrança de muita honra”, disse.

Durante a cerimônia, a devoção às causas da PM e o comprometimento com a defesa da Amazônia foram lembrados pelas autoridades que fizeram uso da palavra. O Procurador de Justiça Eriberto Gomes Barroso, vice-presidente da Ampro, destacou como traço marcante do policial o amor à instituição a que pertencia. "Penso no coronel como um mestre, a quem o Estado de Rondônia deve muito. Ele não foi apenas um soldado, foi um grande defensor da Amazônia". 

Já a Promotora de Justiça Yara Travalon Viscardi, que participou da solenidade de modo on-line, mencionou o preparo técnico e a natureza resolutiva de Amoan Garrett. “Conheci o coronel há muitos anos quando atuava na Comarca de Ariquemes. Ele foi fundamental para o desfecho de uma rebelião que enfrentávamos na cidade. Foi um grande profissional. O Ministério Público não poderia deixar de prestar essa justa homenagem”, afirmou.

Placa – Ainda na solenidade, a Associação do Ministério Público de Rondônia entregou uma placa de homenagem (in memoriam) à esposa do policial, Sandra de Melo Silva, que agradeceu o gesto de reconhecimento. “Agradeço a todos. Em especial, ao Estado de Rondônia, por tudo que nos deu e por quem meu esposo sempre lutou”, disse, lembrando o compromisso do coronel com as instituições do Estado, dentre as quais o Ministério Público.

Também estiveram presentes ao ato, o Procurador de Justiça Carlos Grott (diretor do Centro de Atividades Extrajudiciais); os Promotores de Justiça Anderson Batista de Oliveira (Coordenador do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado - GAECO); Dandy de Jesus Leite Borges (Secretário-Geral do MPRO); Rogério José Nantes (Integrante do GAECO), além do filho do militar, Amoan Itaí Garrett Júnior, filhos e netos do homenageado.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Comunicado Sintero

Comunicado Sintero

O Sintero comunica aos seus filiados e filiadas que suspenderá os atendimentos presenciais a partir de hoje 17/06 com retorno no dia 28/06